PUBLICIDADE
Topo

Infomoto

REPORTAGEM

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Nova Suzuki V-Strom 1050 XT chega às lojas por R$ 84.900

Suzuki V-Strom 1050 XT chega ao Brasil nas cores amarela (à esq.), branca e laranja, além da preta - Divulgação
Suzuki V-Strom 1050 XT chega ao Brasil nas cores amarela (à esq.), branca e laranja, além da preta Imagem: Divulgação
Conteúdo exclusivo para assinantes
Arthur Caldeira

Arthur Caldeira, jornalista e motociclista (necessariamente nessa ordem) fundador da Agência INFOMOTO. Mesmo cansado de ouvir que é "louco", anda de moto todos os dias no caótico trânsito de São Paulo.

Colunista do UOL

06/10/2021 10h36

A nova Suzuki V-Strom 1050 XT chega às concessionárias da marca, ainda neste mês de outubro, com preço sugerido de R$ 84.900. A nova bigtrail será vendida nas cores amarela, laranja e preta, apenas na versão XT, top de linha, que tem rodas raiadas e eletrônica mais sofisticada.

Além do novo design, inspirado na DR 750 dos anos de 1980, a aventureira da marca japonesa traz como novidade um motor maior e mais potente, além de muita tecnologia de assistência ao condutor.

O motor de dois cilindros em "V" a 90° passou de 996 cm³ para 1.037 cm³ e agora atende às normas de emissão de poluentes Euro 5. Com o aumento da capacidade cúbica, a Suzuki conseguiu atender aos limites de emissão de poluentes e, ainda assim, ganhar mais potência. Passou de 101 cv para 107 cv a 8.500 rpm.

v-strom 1050 - Divulgação - Divulgação
Suzuki V-Strom 1050 XT tem rodas raiadas, aro 19 (D) e 17 (T), com pneus sem câmara
Imagem: Divulgação

Outra novidade da moto aventureira são os faróis e lanternas em LED, além do painel totalmente digital. A versão XT, que virá ao Brasil, traz ainda para-brisa regulável manualmente e rodas raiadas, preparadas para pneus sem câmara. O modelo vem de fábrica com os pneus Battlax Adventure A41, nas medidas 110/80-19, na dianteira, e 150/70-17, na traseira.

v-strom 1050 painel - Divulgação - Divulgação
Nova V-Strom 1050 XT tem painel digital e muita eletrônica embarcada; para-brisa oferece ajuste manual
Imagem: Divulgação

Também vale citar o completo pacote eletrônico da versão XT, que traz sensor de medição inercial (I.M.U) de seis eixos. O sensor proporciona uma atuação mais precisa do controle de tração, freios ABS e de toda a eletrônica embarcada da nova V-Strom 1050 XT, que vai desde modos de pilotagem à assistente de subidas.

Mercado

A nova Suzuki V-Strom 1050 XT vem disputar o concorrido segmento de bigtrails com um preço um pouco elevado. O valor é mais alto do que a recém-lançada Honda Africa Twin CRF 1100L, com câmbio manual, que é vendida a partir de R$ 70.490. Porém, é bem inferior às concorrentes BMW R 1250 GS e Triumph Tiger 1200.

nova v-strom 1050  - Divulgação - Divulgação
Suzuki V-Strom 1050 XT vem brigar no concorrido segmento de motos aventureiras
Imagem: Divulgação

Os pontos fortes da V-Strom 1050 XT é seu confiável motor em "V", em produção e desenvolvimento há muitos anos. Embora tenha menos potência do que outros modelos, oferece bom torque desde baixos giros e desempenho suficiente para viajar com garupa e bagagens.

Seu visual novo também ficou interessante e traz um toque retrô ao segmento aventureiro, oferecendo mais uma opção ao consumidor. Na sua opinião, a nova bigtrail da Suzuki é uma concorrente de peso para brigar com Africa Twin e BMW GS? Deixe sua opinião nos comentários.