Topo

Infomoto

REPORTAGEM

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Venda de scooters pela internet cresce 16% em 2021; veja os mais vendidos

Honda PCX é modelo mais vendido na OLX, seguido pelo Yamaha Nmax - Divulgação
Honda PCX é modelo mais vendido na OLX, seguido pelo Yamaha Nmax Imagem: Divulgação

Colunista do UOL

08/08/2021 04h00

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

Basta rodar em qualquer cidade grande ou média do Brasil, para notar o aumento das scooters nas ruas. Fáceis de pilotar em função do câmbio automático CVT, econômicos e acessíveis, esses veículos têm conquistado cada vez mais adeptos.

No 1º semestre deste ano, a venda de scooters usados pela internet registrou crescimento de 16% em comparação ao mesmo período do ano passado. Os dados são de um levantamento da OLX, uma das maiores plataformas online de compra e venda de veículos do Brasil.

De acordo com balanço elaborado pela empresa, a Honda obteve a maior participação em vendas entre as fabricantes de scooters, durante os primeiros seis meses deste ano, com 26%. Seguida pela Yamaha, com 13%, e pela Suzuki, com 5%. As marcas Dafra e Shineray fecham a lista com 4% e 3% de participação no semestre, respectivamente.

nmax 160 - Renato Durães/Infomoto - Renato Durães/Infomoto
Yamaha NMax 160 é o segundo modelo preferido dos internautas
Imagem: Renato Durães/Infomoto

"Percebemos que alguns fatores motivaram o aumento nas vendas de scooters neste ano, como, por exemplo, o incremento de profissionais de motofrete durante a pandemia; ter um meio de locomoção mais rápido e seguro para evitar as aglomerações no transporte público; e, também, o encarecimento do preço dos combustíveis, que impulsionam a migração para veículos mais econômicos ", explica Flávio Passos, vice-presidente de Autos e Comercial da OLX.

Modelos mais vendidos

Repetindo o que acontece no ranking dos modelos novos, na plataforma de usados a Honda PCX lidera. O modelo de 150 cc corresponde a 19% das scooters vendidas na OLX entre janeiro e junho deste ano. O motor de 150 cc também é o preferido dos internautas com 47% de participação.

A Yamaha NMax 160 é a segunda scooter mais bem posicionada no ranking de participação em vendas e também ocupa a segunda posição da lista dos modelos com maior crescimento em vendas do semestre, com 65%.

Honda Elite 125 - Divulgação - Divulgação
Honda Elite 125 teve crescimento de 122% nas vendas online no 1º semestre de 2021
Imagem: Divulgação

Mas quando o assunto é crescimento em vendas, outro modelo Honda é o campeão: a Elite 125 conquistou o maior crescimento em vendas de janeiro a junho, com incríveis 122% de alta. Confira abaixo as cinco scooters mais vendidas na plataforma no 1º semestre deste ano - e o percentual de crescimento nas vendas em comparação ao mesmo período de 2020.

Modelo - % participação - % crescimento

Honda PCX - 19% - 16%

Yamaha NMax - 6% - 65%

Suzuki Burgman - 5% - 8%

Yamaha Neo - 5% - 13%

Honda Lead - 4% - 13%