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Honda CRF 250F 2022: moto de entrada no off-road ganha visual de corrida

Honda CRF 250F 2022 é indicada para quem está começando no motociclismo fora de estrada; preço parte de R$ 17.550 - Divulgação
Honda CRF 250F 2022 é indicada para quem está começando no motociclismo fora de estrada; preço parte de R$ 17.550 Imagem: Divulgação

Colunista do UOL

02/08/2021 12h21

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Apresentada em 2018, a Honda CRF 250F foi projetada para quem quer fazer trilhas ou se iniciar no motociclismo fora de estrada. No modelo 2022, a CRF 250F não traz novidades mecânicas ou ciclísticas, mas ganhou a cor e os grafismos das motos profissionais de off-road da marca japonesa.

CRF 250F 2022 cores - Divulgação - Divulgação
Carenagens e assento são na cor vermelha; visual é inspirado traz nas CRF 250R e 250 RX de motocross e rali
Imagem: Divulgação

Com carenagens e assento na cor vermelha, adesivos em azul e o logo em branco, a Honda CRF 250F 2022 montada em Manaus (AM) ficou parecida, ao menos visualmente, com as CRF 250R de motocross, que são importadas e projetadas para quem tem mais experiência ou disputa campeonatos.

Já no motor e na ciclística, o modelo de entrada, caracterizado pela letra "F" de "fun", diversão em inglês, traz especificações bem mais modestas e manteve sua proposta de ser uma moto divertida e fácil de pilotar.

CRF 250F 2022 motor - Divulgação - Divulgação
Motor da CRF 250F é o mesmo da CB 250F Twister, mas só aceita gasolina e o câmbio tem cinco marchas
Imagem: Divulgação

O motor é o mesmo da CB 250F Twister: um monocilíndrico de 249,58 cm³, mas com algumas alterações internas e câmbio de cinco marchas, mais apropriado à prática do off-road. Na CRF 250F, o motor de um cilindro rende 22,2 cv a 7.500 rpm de potência máxima e 2,28 kgf.m a 6.000 giros, e só pode ser abastecido com gasolina. Na Twister, o motor bicombustível pode usar etanol também e produz 22,6 cv e 2,24 kgf.m.

Disco "margarida"

A Honda também não mexeu na parte ciclística. O quadro do tipo berço duplo fechado é feito em tubos de aço e tem uma arquitetura que favorece a resistência e a maneabilidade.

A suspensão dianteira tem garfo telescópico com tubos de 41 mm de diâmetro e 240 mm de curso, mas, ao contrário das CRF profissionais, não tem ajustes. Na traseira, a balança usa links para fixar o monoamortecedor com regulagem na pré-carga da mola.

Honda CRF 250F 2022 - Divulgação - Divulgação
Honda CRF 250F tem rodas aro 21 (diant.) e 18 (tras.); suspensões de longo curso e freio a disco nas duas rodas
Imagem: Divulgação

Diferentemente da CRF 230F que veio substituir, a CRF 250F tem freio a disco nas duas rodas, do tipo wave, também chamado de "margarida", desenho que evita o acúmulo de sujeira e lama no disco. Na frente, o disco tem 240 mm de diâmetro e pinça de pistão duplo; já atrás, tem 220 mm de diâmetro e pinça simples. Completam a ciclística rodas raiadas com aros de 21" à frente e 18" atrás.

Com peso a seco de apenas 114 kg, distância do banco em relação ao solo de 883 mm e ergonomia voltada para simplificar a pilotagem, principalmente dos iniciantes, a Honda CRF 250F é ideal para quem está começando a fazer trilhas ou não pretende competir profissionalmente.

A Honda CRF 250F 2022 já está nas concessionárias Honda em cor única, vermelha. O preço público sugerido é de R$ 17.550,00, base o Distrito Federal, e não inclui despesas com frete ou seguro.