Topo

Infomoto

REPORTAGEM

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Lista: 10 modelos que marcaram uma década da Harley-Davidson no Brasil

Harley-Davidson Iron 883 em ensaio noturno pelas ruas do centro de São Paulo - Renato Durães/Infomoto
Harley-Davidson Iron 883 em ensaio noturno pelas ruas do centro de São Paulo Imagem: Renato Durães/Infomoto

Colunista do UOL

27/06/2021 04h00

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

Neste ano, a Harley Davidson completa 10 anos oficialmente no Brasil. A empresa assumiu a operação de vendas e serviços em fevereiro de 2011, após uma disputa judicial com o antigo representante da marca no País.

À época, os clientes estavam desassistidos e a Harley-Davidson chegou com planos ambiciosos, de abrir concessionários em todo o Brasil, ampliar as instalações fabris de Manaus (AM), que já funcionava desde 1998, além de inaugurar um Centro de Distribuição de Peças na região metropolitana de São Paulo e um Centro de Treinamento, também na capital paulista. Todas as promessas cumpridas.

Willie G. Davidson Parade - Divulgação - Divulgação
Desfile com Willie G. Davidson, neto de um dos fundadores da Harley, por São Paulo celebrou a chegada oficial da marca ao Brasil
Imagem: Divulgação

A inauguração da filial brasileira em 2011 foi marcada por um grande desfile em São Paulo que ficou conhecido como "Willie G. Parade" devido à participação especial de Willie G. Davidson, neto de um dos fundadores da empresa. Outro momento marcante ao longo dessa década foram a celebração do 110º aniversário da empresa com a participação de Bill Davidson, filho de Willie G. Davidson e vice-presidente do Harley-Davidson Museum.

Mas como somos fãs de motos, optamos por "celebrar" os 10 anos da Harley-Davidson no Brasil com uma lista de motos que marcaram a trajetória da marca norte-americana no País.

Virtualmente e à distância, como pede o momento em que vivemos, elaborei em conjunto com a equipe de marketing da H-D uma lista com 10 modelos de motocicletas Harley-Davidson que foram sucesso por aqui e contribuíram para que, na última década, os milhares de motociclistas fãs da marca pudessem vivenciar a cultura Harley-Davidson. Confira.

1 - XL 883R

HD Sportster 883R - Divulgação - Divulgação
Harley-Davidson Sportster XL 883R
Imagem: Divulgação

A caçula da linha, com motor Evolution de dois cilindros em V e 883 cm³, foi comercializada na versão Iron, mais minimalista, e também na versão R, que presta homenagem à herança racing da Harley. Com guidão rebaixado, tampas laterais do motor e garfo na cor preta e rodas de alumínio, a 883R era a porta de entrada da Harley e fez muito sucesso no País.

2 - XR1200X

XR 1200X - Divulgação - Divulgação
Harley-Davidson XR 1200X
Imagem: Divulgação

Com suspensão dianteira invertida, freios Nissin e pneus esportivos, a XR 1200X ganhou fama por ser uma Harley boa de curva. A esportividade também passava pelo motor Evolution, mas com 1200 cm³.

3 - Super Glide Custom

Super Glide Custom - Divulgação - Divulgação
Harley-Davidson Dyna Super Glide Custom
Imagem: Divulgação

Os apaixonados pela família Dyna, hoje já descontinuada, tinham na Super Glide Custom, sua primeira grande Harley, isto é, equipada com o motor Twin Cam 96 de 1600 cm³. Com cobertura do motor cromada, rodas de aço e guidão apehanger essa Dyna tinha estilo de sobra.

4 - Fat Boy

Fat Boy - Divulgação - Divulgação
Harley-Davidson Softail Fat Boy
Imagem: Divulgação

Provavelmente um dos modelos mais marcantes na história da Harley-Davidson, a Fat Boy também fez sucesso no cinema. A Softail clássica tem seu visual marcado por um grande farol e rodas inteiriças e chegou a ser o modelo mais vendido da marca no país.

5 - Fat Bob

Harley Fat Bob - Divulgação - Divulgação
Harley-Davidson Fat Bob
Imagem: Divulgação

A Fat Bob foi outra da linha Dyna que marcou época, com um design diferenciado e cara de moto customizada, ficou ainda mais "bandida" quando recebeu o motor Milwaukee-Eight, que prometia menos vibração e melhor desempenho.

6 - Softail Heritage

Softail Heritage Classic - Divulgação - Divulgação
Harley-Davidson Softail Heritage Classic
Imagem: Divulgação

Uma Softail com características Touring, a Heritage é, na minha opinião, uma das motos mais bem resolvidas da Harley. Mais leve que sua irmã Street Glide, porém com para-brisa (removível), malas laterais e conforto para longas jornadas. Ainda em linha, o modelo também ganhou o novo chassi e o motor de 1.860 cc desde 2017.

7 - Street Glide Special

H-D Street Glide - Divulgação - Divulgação
Harley-Davidson Street Glide Special
Imagem: Divulgação

Outra H-D divertida de pilotar, por ser mais leve e "jovem" que sua irmã Ultra Limited. A Street Glide Special chegou por aqui em 2015. Oferece conforto e conectividade da central multimídia, que até espelha os smartphones iOs e Android nos modelos mais atuais.

8 - Road Glide Special

H-D Road Glide - Divulgação - Divulgação
Harley-Davidson Road Glide Special
Imagem: Divulgação

Embora seja controversa, a carenagem "nariz de tubarão" garante conforto aerodinâmico, e deixa a frente mais leve do que na tradicional Batwing da linha Ultra. Chegou há poucos anos ao Brasil, mas já tem conquistado muitos fãs.

9 - CVO Limited

H-D Ultra Limited - Divulgação - Divulgação
Harley-Davidson CVO Limited
Imagem: Divulgação

Customizada de fábrica, a CVO Limited é a H-D mais completa e traz o que há de melhor em termos de acabamento e performance. O modelo atual com motor de 117 polegadas cúbicas, esbanja torque e potência para longas viagens.

10 - V-Rod Muscle

Harley V-rod - Divulgação - Divulgação
Harley-Davidson V-Rod Muscle
Imagem: Divulgação

Apesar de ter saído de linha em 2016, a V-Rod ficou por último por se tratar de um modelo que fez enorme sucesso, principalmente, no Brasil. Equipada com um motor desenvolvido em parceria com a Porsche, a linha V-Rod fez a cabeça dos brasileiros com sua "esportividade" - inclusive o mercado nacional era o maior da linha em todo o mundo. A versão Muscle, com visual imponente, foi uma das versões de maior sucesso.