Topo

Infomoto

REPORTAGEM

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Yamaha divulga vídeo teaser de nova moto esportiva média; assista

Colunista do UOL

07/05/2021 10h31

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

Desde o início do ano, rumores de que a Yamaha deve apresentar uma novo moto esportiva de média cilindrada tem "pipocado" na imprensa internacional. Ontem, a divulgação de um vídeo teaser, no canal oficial do YouTube da marca na Europa, confirmou as suspeitas.

O vídeo, de apenas 30 segundos, anuncia um novo modelo do "mundo R" (R World), a linha de esportivas da fábrica japonesa. As especulações da imprensa e o registro do nome R7 nos Estados Unidos indicam que a nova esportiva média deve ser uma versão carenada da naked MT-07 - a exemplo do que a Yamaha já faz com a R3, baseada na MT-03.

O novo modelo esportiva da Yamaha, portanto, teria o mesmo motor de dois cilindros paralelos, 689 cm³, que, além de equipar a naked 07, é utilizado na Tracer 700 e na Ténéré 700, ambas não disponíveis no Brasil. Dessa forma, a fábrica segue a tendência de criar diversos modelos com a base mecânica semelhante - estratégia já adotada pela Honda na linha de 500 cc e pela Kawasaki, com seus modelos de 400 cc e 650 cc.

nova yamaha r7 - Reprodução - Reprodução
Imagens geradas por computador dão pistas de que a nova Yamaha R7 será uma versão carenada da MT-07
Imagem: Reprodução

Embora o nome R7 seja herdado de uma verdadeira esportiva, criada para o Mundial de Superbike, no final da década de 1990, a nova R7 2022 deverá ser um modelo mais "versátil". Afinal, as primeiras imagens do vídeo teaser mostram o ponto de vista de um piloto acelerando em um autódromo, mas se encerra com cenas de uma estrada sinuosa. Indício de que a nova moto deve ser uma esportiva de rua, mas que poder ser usada em pistas.

Especulações à parte, o fato é que a nova Yamaha R7 deverá ser anunciada em breve. O modelo chega para disputar mercado com a Kawasaki Ninja 650, a Honda CBR 500R e a recém-lançada Aprilia RS 660 - todas bicílindricas com carenagens e design esportivo, mas focadas no uso em estradas.