PUBLICIDADE
Topo

Infomoto

Nova Suzuki Hayabusa deverá ter motor maior e mais eletrônica; conheça

Arthur Caldeira

Arthur Caldeira, jornalista e motociclista (necessariamente nessa ordem) fundador da Agência INFOMOTO. Mesmo cansado de ouvir que é "louco", anda de moto todos os dias no caótico trânsito de São Paulo.

Colunista do UOL

29/01/2021 11h54

A Suzuki divulgou um vídeo teaser no seu canal global no YouTube sobre um novo modelo que será lançado em 5 de fevereiro. Embora tente criar um certo ar de mistério, o vídeo não deixa dúvidas de que se trata da nova Hayabusa, classificada pela marca japonesa como a superesportiva "definitiva".

nova hayabusa - Reprodução - Reprodução
Silhueta da nova Hayabusa em vídeo teaser indica que a superesportiva não sofrerá mudanças radicais
Imagem: Reprodução

O modelo saiu de linha em 2018, no Japão e nos Estados Unidos, por não atender as leis de emissão de poluentes, mas continuou sendo vendida no Estados Unidos (até o ano passado) e a J.Toledo, representante da Suzuki no Brasil, ainda oferta duas novas cores da Hayabusa em seu site. Apesar de ser anunciado como modelo 2021, trata-se provavelmente de motos produzidas até 2020.

As imagens do teaser mostram a superesportiva em uma pista, acelerando a mais de 290 km/h, como revela um close do painel. A silhueta da moto passa bem rápido, mas é possível reconhecer as formas arredondadas e o porte "exagerado" que caracterizam a Hayabusa.

nova hayabusa painel - Reprodução - Reprodução
Painel da nova Hayabusa que aparece em vídeo lembra muito o da geração atual
Imagem: Reprodução

A Suzuki não revelou detalhes da nova Hayabusa, mas as imagens mostram um painel bastante semelhante ao atual, com quatro mostradores redondos. Revelam ainda que a moto deverá ganhar mais eletrônica, como controle de tração, modos de pilotagem, entre outras tecnologias.

Como o antigo motor de quatro cilindros e 1.340 cm³ já não atende às novas regras de emissão, a Suzuki provavelmente terá de apostar em um motor de maior capacidade para manter o bom desempenho que fez a fama da Hayabusa. Lançada em 1999, a "Busa", como foi carinhosamente apelidada pelos seus fãs, já alcançou o título de moto de série mais rápida do planeta, ao alcançar 311 km/h!

suzuki hayabusa - Divulgação - Divulgação
Suzuki Hayabusa já foi a moto de série mais rápida do mundo; modelo atual ainda é vendido no Brasil por R$ 79.645
Imagem: Divulgação

Segundo a imprensa japonesa, o motor deverá ter 1.400 cc e adotar diversos controles eletrônicos. Entretanto, as imagens do vídeo e os rumores mundo afora mostram que não deverá haver muitas mudanças estéticas, ou seja, a Hayabusa deverá manter a mesma identidade visual, como é comum entre as novas gerações de modelos da Suzuki. Até mesmo no painel.

Lançamento em "salão" virtual

Um pouco tímida nos últimos anos, tanto no Brasil como no resto do mundo, a Suzuki não tem surpreendido a todos com lançamentos inovadores e revolucionários. Pelo contrário. As últimas novidades da marca japonesa se resumem a atualizações e melhorias em seus modelos.

Mas parece que agora a marca decidiu voltar a chamar atenção no cenário mundial. Para isso, criou uma nova plataforma virtual, para mostrar seus modelos e apresentar lançamentos. Batizada de Suzuki Motorcycle Global Salon, a plataforma vai ao ar a partir de 5 de fevereiro. Não por acaso, a mesma data de apresentação da nova Hayabusa.

Salão de Motos Suzuki - Divulgação - Divulgação
Suzuki Motorcycle Global Salon é nova plataforma virtual da marca japonesa para fazer lançamentos
Imagem: Divulgação

De acordo com a marca japonesa, a proposta do Salão Global é ser um meio de comunicação virtual de fácil acesso para qualquer pessoa. A plataforma poderá ser acessada pelos fãs da Suzuki por meio de um computador e até mesmo por meio de um app, para smartphone.

Para participar da inauguração do "salão virtual" e ver anova Hayabusa em primeira mão, em 5 de fevereiro, é preciso se inscrever antecipadamente no site. As inscrições começaram hoje, 28 de janeiro.