PUBLICIDADE
Topo

Infomoto

Ducati apresenta Diavel 1260 Lamborghini inspirada no Sian FKP 37

Arthur Caldeira

Arthur Caldeira, jornalista e motociclista (necessariamente nessa ordem) fundador da Agência INFOMOTO. Mesmo cansado de ouvir que é "louco", anda de moto todos os dias no caótico trânsito de São Paulo.

Colunista do UOL

25/11/2020 17h33

Ducati e Lamborghini têm mais em comum do que as pessoas imaginam. Além de serem originárias da Emília Romanha, região conhecida como o "Motor Valley" da Itália, as marcas ficaram famosas pela esportividade das suas criações e, atualmente, ambas pertencem ao grupo Volkswagen.

Essas similaridades agora ganharam forma na nova Diavel 1260 Lamborghini, apresentada em uma live na tarde de hoje (25 de novembro). A primeira motocicleta feita em conjunto pelas duas marcas será uma edição exclusiva e limitada a 630 unidades apenas. Essa quantidade não é por acaso.

diavel lamborghini 1 - Divulgação - Divulgação
Roupagem da Diavel 1260 Lamborghini é pintada no mesmo verde do Sian; quadro e rodas usam o mesmo tom dourado
Imagem: Divulgação

Para realizar este projeto, os designers da Ducati buscaram inspiração no Sian FKP 37, o carro de maior prestígio já feito pela Lamborghini: disponível em apenas 63 unidades, cada uma das quais personalizada ao gosto do cliente. Com linhas retas, evocando o histórico Countach, o Sian tem uma silhueta inconfundível e sua motorização híbrida que, combinada gera 819 hp (602 kW), faz dele o Lamborghini mais potente já produzido pela marca.

A Diavel 1260 Lamborghini foi concebida transferindo os componentes do design do Sian para o mundo das motocicletas. Em primeiro lugar, as rodas forjadas relembram as utilizadas no superesportivo. Mas também as entradas de ar e tampas dos radiadores, feitas em fibra de carbono e concebidas por sobreposição de elementos flutuantes na estrutura principal.

diavel lamborghini 2 - Divulgação - Divulgação
Diavel 1260 Lamborghini ganhou rodas com desenho semelhante as do supercarro
Imagem: Divulgação

Até mesmo a pintura da Diavel Lamborghini foi obtida usando exatamente as mesmas tintas do Sian, com a cor "Gea Green" na carroceria, enquanto a estrutura, a cauda do assento e os aros forjados são embelezados com o uso da cor "Electrum Gold". O vermelho Ducati aparece nas pinças de freio de montagem radial Brembo M50.

A moto

Baseada na Diavel 1260 S, a versão feita em parceria com a Lamborghini usa o mesmo motor Testastretta DVT de dois cilindros em "L", 1262 cm³ e comando de válvulas variável. Já homologado nas normas Euro 5, pode entregar 162 cv a 9.500 rpm e 13,2 kgf.m a 7.500 rpm.

diavel lamborghini 3 - Divulgação - Divulgação
Com motor de dois cilindros em "L", Diavel 1260 produz 162 cv de potência máxima; vermelho Ducati aparece só na pinça de freio
Imagem: Divulgação

Algumas das principais características do Diavel 1260 Lamborghini são a típica posição de pilotagem "power cruiser" e ergonomia do modelo Diavel, junto com a estrutura de treliça tubular de aço exposta, o pneu traseiro de 240 mm de largura, o braço oscilante de alumínio de um lado e o Suspensões Öhlins totalmente ajustáveis à frente e atrás. Apesar do porte avantajado, o chassi garante boa maneabilidade, mas sem abrir mão do conforto.

Assim como o modelo base, a Diavel Lamborghini conta com um completo pacote eletrônico, com modos de pilotagem, sensor de medição inercial, controle de tração, freios ABS e diversos sistemas de assistência à pilotagem.

Diavel Lamborghini 4 - Divulgação - Divulgação
Ducati Diavel 1260 Lamborghini terá apenas 630 unidades fabricadas; preço será de R$ 205 mil
Imagem: Divulgação

Vale destacar a atenção aos detalhes da moto. Além de ostentar os logotipos das duas marcas em diversas peças, eles aparecem no painel com tela TFT, acompanhados da silhueta da Diavel Lamborghini assim que se liga a moto. Também será possível comprar um capacete com grafismo exclusivo, desenhado pelo Centro de estilo Ducati em parceria com a Lambo.

A exclusivíssima Ducati 1260 Lamborghini chega às lojas em dezembro. Cada uma das 630 unidades vai custar 32.240 Euros (cerca de R$ 205 mil).

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do UOL.