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BMW traz touring R 1250 RT de volta ao Brasil; preço parte de R$ 165.750

Luxuoso modelo, que usa o mesmo motor da R 1250 GS, chega às lojas em 19 de outubro com pacote completo de equipamentos - Divulgação
Luxuoso modelo, que usa o mesmo motor da R 1250 GS, chega às lojas em 19 de outubro com pacote completo de equipamentos Imagem: Divulgação
Arthur Caldeira

Arthur Caldeira, jornalista e motociclista (necessariamente nessa ordem) fundador da Agência INFOMOTO. Mesmo cansado de ouvir que é "louco", anda de moto todos os dias no caótico trânsito de São Paulo.

Colunista do UOL

28/09/2020 13h12

A BMW Motorrad anuncia o retorno da BMW R 1250 RT ao Brasil. O modelo, fabricado na Alemanha, volta a ser vendido no Brasil depois de cinco anos de ausência com preço a partir de R$ 165.750 na cor branco alpino e R$ 178.750 na versão azul planeta, que traz alguns detalhes personalizados. O modelo chega às lojas da marca em 19 de outubro.

Referência no segmento touring, a BMW R 1250 RT se destaca pelo motor boxer de dois cilindros opostos e 1250 cc, que também equipa a bigtrail R 1250 GS. Na nova RT, o propulsor entrega 136 cv de potência máxima a 7.750 rpm e conta com sistema de válvulas variável Shift Cam. O câmbio multidisco em banho de óleo tem seis velocidades e a transmissão final também é feita por eixo-cardã.

Para longas viagens

Com 2,2 metros de comprimento, 1,5 metro de altura e 985 mm de largura, a nova BMW R 1250 RT pesa 279 quilos sem carga. As rodas são aro 17, calçadas com pneus sem câmara nas medidas 120/70 (dianteiro) e 180/55 (traseiro).

bmw r 1250 rt estatica - Divulgação - Divulgação
BMW R 1250 RT na cor azul tem itens personalizados e preço de R$ 178.750
Imagem: Divulgação

Na dianteira, a suspensão Telelever tem apenas um amortecedor central, enquanto os garfos funcionam como guia. A grande vantagem é que o sistema diminui o afundamento do trem dianteiro em frenagens bruscas.

Na traseira, o monobraço oscilante em alumínio fundido tem um só amortecedor e menos peso em comparação às balanças tradicionais. Para quem faz longas viagens, esse tipo de suspensão facilita a retirada da roda traseira, em caso de necessidade de reparo no pneu. O modelo ainda conta com o sistema de suspensão semiativa eletrônica Dynamic-ESA, que realiza um ajuste automático de amortecimento de acordo com as condições do terreno.

Tecnologia embarcada

Além da suspensão semiativa, a BMW R 1250 RT traz outros sistemas auxiliares de condução. Destaque para o Shift Assitant Pro, que permite mudanças de marcha, sem a necessidade de acionamento da embreagem.

Também há um completo pacote de sistemas de segurança, a exemplo de outras motos BMW. Freios ABS otimizados para curva e controle de Tração Dinâmico (DTC) usam parâmetros de um sensor de inclinação para oferecer repostas mais precisas ao condutor.

r 1250 rt movimento - Divulgação - Divulgação
R 1250 RT tem completo pacote eletrônico que vai de chave de presença a suspensões semiativas
Imagem: Divulgação

Há ainda três modos de Condução "Rain", "Road" e "Dynamic" que podem ser facilmente ativados por meio de um botão. Em cada modo os parâmetros da suspensão, freios e controle de tração são alterados. E como não poderia faltar há ainda o Cruise Control, sistema responsável pelo controle eletrônico de velocidade e por mantê-la constante.

Assento e manoplas aquecidos, sistema keyless, preparação para GPS; sistema de áudio com Bluetooth; monitoramento de pressão dos pneu e faróis em LED completam o pacote dessa luxuosa touring alemã.

"Trazer ao Brasil um modelo como a BMW R 1250 RT atesta o compromisso que assumimos com os clientes da marca em oferecer opções com as mais distintas aptidões. Neste caso, uma motocicleta desenvolvida para longas viagens, versátil, moderna, atraente e extremamente confiável", afirma Julian Mallea, Diretor da BMW Motorrad do Brasil.

Todo esta tecnologia embarcada chega em duas opções de cores: branco alpino ou a azul planeta, uma opção exclusiva do pacote opcional 719. Neste caso, além da coloração azul, o pacote inclui diferenciais como tampa do cabeçote e tampa do motor personalizadas em alumínio anodizado e banco em couro castanho.

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do UOL.