Topo

Infomoto

Passeios de moto estão liberados na Europa, mas com restrições; entenda

Andar de moto por diversão está liberado, mas regras devem ser seguidas - Divulgação
Andar de moto por diversão está liberado, mas regras devem ser seguidas Imagem: Divulgação

Colunista do UOL

21/05/2020 04h00

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

Já em processo de reabertura gradual, após o isolamento social para conter a pandemia do novo coronavírus, alguns países europeus estão liberando os passeios de moto, mas com restrições. A principal recomendação das autoridades é que os motociclistas não visitem locais turísticos, pois muitos estão fechados, e evitem aglomerações.

Na Bélgica, por exemplo, são permitidos passeios em grupos de até no máximo três motociclistas desde o início de maio. "A viagem deve começar e terminar em casa", afirmou o Ministro do Interior da Bélgica, Pieter De Crem, em sua página nas redes sociais. Ou seja, está liberado o popular bate e volta, o que, para quem está em casa há cerca de dois meses ou mais, já dá para matar a saudade de andar de moto.

Motos na Bélgica - Divulgação - Divulgação
Na Bélgica, passeio em grupo pode ter no máximo três motociclistas
Imagem: Divulgação
No Reino Unido, desde o último dia 13 de maio as autoridades retiraram as restrições de circulação nas estradas para os motociclistas que não trabalham em serviços essenciais. O primeiro-ministro Boris Johnson liberou "viagens para qualquer destino". Entretanto, o gabinete fez questão de reforçar que os passeios de moto devem ser para locais abertos e, de preferência, sozinhos ou com pessoas que vivam na mesma casa.

Embora não haja limite de distância para andar de moto, os motociclistas ingleses não poderão cruzar as fronteiras para Escócia, Irlanda e País de Gales - pois as medidas de isolamento social ainda estão em vigor nesses outros países britânicos. Outra proibição é dormir fora de casa.

Entretanto, o gabinete do primeiro-ministro britânico reforçou que, se o relaxamento causar um aumento na transmissão da covid-19 e ameaçar sobrecarregar o sistema público de saúde, as regras poderão ser reforçadas novamente na Inglaterra.

Vespa Primavera - Divulgação - Divulgação
Na segunda fase de reabertura na Itália, não é permitido levar garupa na moto
Imagem: Divulgação
Já na Itália, um decreto do final de abril permitiu que as pessoas visitassem os parentes mais próximos - até mesmo de moto - mas desde que fosse na sua região. Segundo as autoridades italianas não é permitido levar garupa na moto.

Por enquanto, no Brasil, não existem orientações específicas sobre andar de moto, mas diversas prefeitos de Minas Gerais, Rio de Janeiro e outros estados montaram barreiras sanitárias e dificultam a entrada de visitantes na cidade. Vale ressaltar que a recomendação de muitos governos estaduais e municipais é para que as pessoas fiquem em casa e só saiam em caso de necessidade ou para trabalharem nos serviços considerados essenciais.

A verdade é que quanto mais respeitado for o isolamento social, mais cedo a pandemia pode ser contida. E, assim, todos nós poderemos voltar aos poucos a nossas atividades. Inclusive, viajar de moto.