Topo

Infomoto

Conceito Honda CB4X deve dar origem à nova moto aventureira de 4 cilindros

Modelo usa o mesmo motor de quatro cilindros em linha da família CB 650 - Divulgação
Modelo usa o mesmo motor de quatro cilindros em linha da família CB 650 Imagem: Divulgação

Colunista do UOL

10/05/2020 04h00

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

Apresentada como moto conceito no Salão de Milão do ano passado, a CB4X deve se tornar realidade, como mostram os registros de patentes feitos pela marca japonesa na Europa. O conceito deve dar origem a uma nova moto aventureira esportiva com quatro cilindros', baseado no motor de 649 cm³ e 95 cavalos de potência da linha CB 650.

Embora pareça estar pronto para ser produzido, o simples registro do design não significa necessariamente que o modelo será lançado. Mas, assim como suas irmãs CB 650F e CBR 650R, que também foram mostradas primeiramente como conceitos no EICMA, a aventureira esportiva CB4X é uma forte candidata a ganhar as ruas em um futuro breve.

Honda CB4X - Divulgação - Divulgação
CB4X tem tudo para ser a nova crossover da marca japonesa com motor de 95 cv
Imagem: Divulgação
Principalmente porque o nicho crossover, que mescla elementos de motos esportivas com o conforto de motos trail, tem feito sucesso em todo o mundo. Tanto que a fábrica japonesa já aposta forte no segmento com modelos como a CB 500X e a NC 750X, ambas versáteis, porém com motores "pacatos" e econômicos.

Uma aventureira esportiva com um tetracilíndrico de quase 100 cv de potência permitiria a Honda disputar mercado com motos de outras marcas, como a recém-lançada BMW F 900 XR e Triumph Tiger Sport.

Para todo dia

Honda CB4X - Divulgação - Divulgação
Rodas de liga-leve de 17 polegadas e pneus sem câmara conferem esportividade ao modelo
Imagem: Divulgação
Desenvolvida sob o tema "diversão sete dias por semana", a CB4X nasceu nas pranchetas do Centro de Pesquisa e Desenvolvimento da Honda em Roma (Itália). Combinando elementos de motos esportivas e touring, o que faz dela uma crossover, o conceito tem linhas dinâmicas, porém compactas, projetadas para dar personalidade a uma motocicleta que nasceu para ser usada todos os dias em rotas urbanas, mas com a qual um motociclista pode se divertir nos fins de semana, fazendo curvas nas montanhas ou percorrendo longos trajetos.

CB4X detalhe - Divulgação - Divulgação
Carenagem frontal com para-brisa garante conforto e proteção na estrada
Imagem: Divulgação
Na parte ciclística, rodas de 17 polegadas - na frente e atrás - reafirmam sua vocação esportiva, enquanto a posição de pilotagem ereta e a carenagem dianteira, com um para-brisa, garantem conforto e proteção ao piloto na estrada.

Esportiva, mas confortável, a receita crossover com suspensões de longo curso e a esportividade do motor quatro cilindros faz dessa Honda CB4X uma ótima opção para motociclistas que queiram uma moto versátil para rodar todos os dias.