PUBLICIDADE
Topo

Você sabe qual a diferença entre as direções defensiva e preventiva?

Denis Freire de Almeida

Denis Freire de Almeida é jornalista formado pela PUC-SP, com 25 anos de experiência na área de automotiva. É idealizador do "Direção Legal" e já trabalhou em veículos como Rede Globo, Quatro Rodas, O Estado de S. Paulo, Record TV e Webmotors. É piloto de testes certificado pela Federação Paulista de Automobilismo desde 1999, além de instrutor de Direção Preventiva e Defensiva.

Colunista do UOL

12/06/2020 04h00

Muita gente ainda faz confusão entre as técnicas de direção defensiva e preventiva. Basicamente, a diferença entre elas é que na preventiva, o motorista se antecipa e evita as situações de risco, escolhendo não participar delas.

VEJA VÍDEOS COM DICAS PRÁTICAS DE DIREÇÃO

Na defensiva, o motorista já se envolveu na situação de risco e precisa usar técnicas para se defender dela (daí o nome defensiva).

O problema é que muitas das manobras defensivas vão de encontro ao nosso instinto de sobrevivência.

Por exemplo: em uma aquaplanagem o que jamais deveremos fazer? Pisar no freio e virar o volante! Pois é justamente isso que o nosso instinto de sobrevivência manda fazer...

Na aula de hoje você vai conhecer as principais técnicas de direção e os estilos mais praticados no mundo. Até a próxima!

SAIBA MAIS SOBRE O DIREÇÃO LEGAL