Topo

Coisa de Meninos Nada

OPINIÃO

Texto em que o autor apresenta e defende suas ideias e opiniões, a partir da interpretação de fatos e dados.

Bateria do carro: veja quanto tempo demora para ela recarregar sozinha

Siga o UOL Carros no

Colunista do UOL

24/05/2022 04h00

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

Ah, a bateria. Como esse componente gera dúvidas. Já faz um tempo que fiz um conteúdo explicando que não precisa acelerar o carro para ele conseguir recarregar a bateria, a não ser que você tenha um carro antigo que ainda use um dínamo.

Nas últimas semanas alguma coisa aconteceu e recebi um monte de comentários pedindo para falar sobre quanto tempo o carro leva para devolver a carga para uma bateria. Então vamos a essa questão.

Não tem uma resposta fácil para essa pergunta. Diversos fatores podem influenciar nesse tempo, como, por exemplo, a saúde da bateria e a capacidade do alternador. Não dá nem para dar um palpite "mais ou menos". Dependendo das condições, até terminar Aqualung, do Jethro Tull, no rádio, ela já carregou. Ou então você pode terminar a sua playlist toda de músicas e a bateria ainda não está nem na metade da carga.

Se vocês quiserem saber o tempo de carga completa então, quase impossível de estimar. Porque aí a condição inicial da carga também tem que ser considerada. Imagine que ela estava com a carga completa quando vocês deram a partida para ir até a padaria, que fica bem pertinho. Durante o trajeto o alternador pode não ter tido tempo de devolver a carga toda da partida para bateria, o que significa que quando você voltar para casa essa carga estará ainda mais baixa por causa da partida.

Esse carro levará muito mais tempo para conseguir devolver a carga toda para a bateria. Isso se tudo estiver em ordem, porque se tivermos alguma avaria no alternador ou no chicote elétrico, algum componente elétrico ou eletrônico "roubando" carga por um defeito, um curto-circuito, ou simplesmente uma bateria que já não está mais conseguindo segurar a carga muito bem, tudo vai mudar.

O que é importante aqui é perceber o comportamento do seu carro. Se você percebe que a partida começou a ficar mais difícil, o carro morre do nada, as portas destravam enquanto você está dirigindo... qualquer comportamento estranho dos componentes elétricos e eletrônicos pode significar que sua bateria já era ou que o alternador, por algum motivo, não tá conseguindo mandar carga para ela como deveria e isso, nem sempre, acende alertas no painel.

E na hora de testar, muita atenção. Já ensinei vocês a testarem a bateria com um multímetro e não precisa mesmo de muito mais que isso. Às vezes, equipamentos muito mais sofisticados podem ser mal interpretados e você acaba trocando o que não precisa, ficando bem chateado quando vê que o problema persiste.

Defeitos elétricos e eletrônicos podem ser muito cruéis. Diferentemente dos defeitos mecânicos, que conseguimos visualizar, o que rola com dentro de fios e placas de circuito impresso podem parecer feitiçaria se não forem tratados por um especialista.