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Fumaça preta, branca ou azulada: o que ela diz sobre a saúde do seu carro

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Colunista do UOL

22/03/2022 15h19

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Você vacila com a manutenção preventiva e o carro pode começar a dar os sinais de que tem coisa errada. Dessa vez, soltando fumaça pelo escapamento.

O escapamento é feito mesmo para liberar gases, mas a gente não tem que vê-los, especialmente nos carros mais modernos, com controles tão rigorosos de emissão de poluentes. Quer dizer... mais ou menos.

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Eu vou começar falando de uma fumaça com a qual a gente não precisa se preocupar. Se o seu carro é flex, você está com o tanque cheio de álcool e o dia está frio, pode ser que você veja uma fumaça branca saindo pelo escapamento. Isso é só vapor de água e não tem nada de errado acontecendo. O etanol é hidratado e esse é só o bafinho do seu carro na manhã fria, que nem o nosso.

Só presta atenção se não é vapor pra caramba, porque aí pode ter água demais no álcool, talvez mais do que o permitido por lei. Nesse caso, a solução é muito simples: trocar de posto.

Fluido de freio pode danificar motor

Aguns defeitos no sistema de freios podem permitir que o respectivo fluido chegue às câmaras de combustão passando do cilindro mestre para o servofreio e seguindo para o sistema de admissão de ar.

O fenômeno é relativamente raro e também resulta em fumaça branca no escapamento o que é bem grave, já que com freios não se brinca.

Agora, se a fumaça que você está vendo é escura, preta, já temos um problema de consumo excessivo.

Isso significa que seu carro está queimando mais combustível do que deveria. Sem muito mistério, precisa de um diagnóstico no sistema de injeção e ignição.

Fumaça azul é a pior de todas

Mas a pior fumaça de todas é a azul, ou azulada, porque ela é bem comum e o problema é certeiro: o motor está queimando óleo lubrificante em excesso.

Um pouquinho de óleo todo motor queima mesmo, é normal, mas é só um porquinho e isso não gera fumaça. A fumaça pode acontecer por desgaste natural, mas aí vai rolar com muita, mas muita quilometragem mesmo.

Se está rolando em um carro pouco rodado, significa que você pode ter sido muito displicente com a manutenção preventiva ou deu o azar de um anel de pistão quebrar.

Anéis desgastados demais ou quebrados, bem como retentores de guias de válvulas danificados ou motores com folgas muito grandes por desgaste excessivo vão permitir que óleo lubrificante demais suba, do cárter paras câmaras de combustão, pelas paredes dos cilindros, e aí... fumaça azul no seu escapamento

As consequências não param aí. Esse óleo vai contaminar velas de ignição, prejudicando o funcionamento do seu motor, que vai perder potência e consumir mais combustível, além de contaminar o sensor de oxigênio, a famosa sonda lambda, que também impactará no funcionamento do motor.

Outro que vai sofrer é o catalisador, que, assim como a sonda, vai instalado no escapamento. Aíí eu nem vou falar nada, só vou dizer para você dar uma pesquisadinha, na Internet para ver quanto custa o catalisador do seu carro.

Sabe como tudo isso pode ser evitado? Com aquelas verificações bestinhas, de garagem que eu já ensinei tantas vezes pra vocês e, é claro, com as manutenções preventivas em dia.

Verificar, semanalmente, os níveis de líquido de arrefecimento, fluído de freio e óleo lubrificante vão dar a você um indicativo de que algo não está certo logo. É claro que imprevistos podem rolar, mas essas práticas diminuem muito as chances de um problemão te pegar de surpresa.

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