Topo

Coisa de Meninos Nada

OPINIÃO

Texto em que o autor apresenta e defende suas ideias e opiniões, a partir da interpretação de fatos e dados.

Arrefecimento: veja 'milagre' com a água do carro que você deve fugir

Siga o UOL Carros no

Colunista do UOL

08/02/2022 04h00

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

Já demos muitas dicas sobre radiador e sistema de arrefecimento por aqui. Mas ainda não acabou. Isso porque ainda há absurdo para ser esclarecido sobre esse tema: o uso de óleo solúvel.

Há pessoas das antigas que gostavam de usar óleo solúvel misturado na água do radiador achando que essa solução contém a corrosão e ainda melhora o arrefecimento, já que este líquido é usado para arrefecer peças durante processos de usinagem.

A questão é que, durante a usinagem, o óleo é aplicado sobre a peça que está sofrendo desbaste e a ferramenta que a está esmerilhando, ambas de metal. Nesse ambiente o óleo solúvel promove a troca de calor com uma eficiência incrível e é usado até hoje.

Já no seu carro...

Ele pode até fazer bem para as partes metálicas, assim como na indústria de usinagem, mas tem um detalhe devastador sobre o óleo solúvel para o sistema do seu carro: ele detona mangueiras e juntas, além de gerar resíduos que podem entupir galerias do sistema.

Com o tempo as mangueiras do seu carro começam a virar bexigas e estouram, as juntas derretem, você tem vazamento para todo lado e vai culpar o que? A qualidade das juntas? A marca das mangueiras? O mecânico que não soube instalar as peças?

Não canso de reforçar que, no seu carro, você precisa colocar o que é determinado pelo fabricante. Não adianta inventar moda. Tem que tomar muito cuidado com essas receitas milagrosas para melhorar desempenho, economizar combustível ou substituir fluidos que as pessoas consideram caros demais.

A manutenção é uma das coisas que devem ser consideradas quando você decide comprar um carro. Já falei sobre isso por aqui e, de longe, a que vai pesar menos no seu bolso é a manutenção preventiva.

Agora vai, me contem nos comentários que 'segredo' que já te mandaram colocar no carro para fazer um milagre. Naftalina no tanque de combustível? Coca-Cola para tirar ferrugem?