Texto em que o autor apresenta e defende suas ideias e opiniões, a partir da interpretação de fatos e dados.
Vícios ao volante: veja dois exemplos que você deve ou não fazer ao dirigir
Hoje separei dois comentários de leitores para discutir com vocês, pois são bem interessantes. Ambos surgiram no vídeo sobre pisar no acelerador antes de ligar o carro.
O primeiro foi do leitor Amilcar, que disse que tem um problema com a embreagem. Ele afirma que, quando avista uma lombada, por exemplo, já pisa na embreagem e vai assim até chegar nela - e não sabe se isso é bom ou ruim.
Bom, então vamos por partes. Primeiro que não é só isso, né? Se o Amilcar pisa na embreagem quando vê a lombada, eu imagino, e espero, que ele também pise no freio para ir diminuindo a velocidade do carro até chegar nela. Então, logo de cara, já posso garantir que o sistema de freios do carro está sofrendo mais do que deveria.
Agora, para o consumo de combustível, depende. Se o carro do Amilcar é antigo e ainda usa um carburador, ele está economizando combustível andando com o carro desengatado. Mas, se o carro usa injeção eletrônica, está gastando mais.
Já comentei com vocês que o carro com injeção eletrônica não lida bem com a "banguela". Aqui a sacada é trabalhar bem as marchas. Então, quanto mais tempo engatado, ir reduzindo as marchas conforme vai diminuindo a velocidade, vai fazer com que você otimize cada vez mais o consumo de combustível.
O duro é que quem está acostumado a desengatar o carro muito antes da lombada, do farol ou de qualquer obstáculo que seja, demora muito para se acostumar com o novo padrão. Entendo, mas garanto que o resultado é bem legal. Se vocês fizerem contas de consumo do antes e do depois, verão que dá bastante diferença.
Então, Amilcar, seja forte, meu querido. E treine para trocar mais as marchas e ficar menos tempo com o pé na embreagem. Teu bolso vai agradecer. Você vai abastecer menos e trocar menos pastilhas e discos de freios também. Daqui uns meses me conte o resultado.
O segundo comentário, de outro leitor, fala sobre pisar no acelerador o carro parado antes de desliga-lo.
Se não faz sentido pisar no acelerador antes de liga-lo, antes de desligar é que não consigo entender mesmo. Nem para os carros antigos consigo entender essa.
Já vi muito dono de carro com motores potentes com esse hábito. Em geral, a ideia é mostrar que chegaram, sabe? Dão duas ou três aceleradas para chamar a atenção da galera e, quando todo mundo está olhando, desligam o carro e saem dele. Questão de ego mesmo.
Agora, tecnicamente, não há motivos para isso. Aliás, pode sim é trazer prejuízos. Mais uma vez, em um carro com injeção eletrônica e aspirado, não acontecerá nada. Zero.
Mas se você tiver um carro com turbo, aí a coisa muda de figura. O turbo é uma peça muito delicada quando se refere a lubrificação. Enquanto o carro está ligado o turbo está devidamente lubrificado. Quando você para o carro e está na marcha lenta, prestes a desligá-lo, o turbo vai desacelerando e, quando você desliga o carro, ele já está quase parando.
Se você pisa no acelerador, aumentando o giro do motor, consequentemente aumenta a rotação do turbo. Aí vai e gira a chave para desligar o carro, interrompendo a lubrificação dele.
Alguns carros contam com acumuladores que mantém a lubrificação do turbo até que ele pare de girar, mesmo com o carro desligado, mas não é todo carro que tem isso. Se você não sabe qual a estratégia de lubrificação do turbocompressor do seu carro e faz uma brincadeira dessas a conta pode ficar bem alta.
Já em um carro antigo, carburado ainda, pode rolar dois cenários. Ou você lota o coletor de admissão de combustível e afoga o carro, e aí, se tentar ligar ele novamente, logo em seguida, não vai ter sucesso. Ou desperdiça todo esse combustível, que vai evaporar, se demorar muito tempo pra religar o possante.
Então o resumo da ópera é: a tal boa acelerada antes de desligar o carro, realmente, não faz sentido.
Mas vamos lá, sei que ainda tem um montão de vícios que vocês têm atrás do volante. Percam a vergonha e me contem tudo nos comentários.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Apenas assinantes podem ler e comentar
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia os termos de uso