Topo

Coisa de Meninos Nada

OPINIÃO

Texto em que o autor apresenta e defende suas ideias e opiniões, a partir da interpretação de fatos e dados.

Economize no posto: como melhorar consumo de combustível de seu carro usado

Siga o UOL Carros no

Colunista do UOL

21/12/2021 04h00

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

Dicas sobre consumo de combustível fazem sucesso, e hoje temos uma ótima. Um amigo meu acabou de comprar um carro usado e foi fazer cálculos de consumo. O veículo deveria apresentar um valor e se mostrou mais gastão do que o esperado, então ele me perguntou o que fazer para melhorar o apetite do possante.

Primeira atitude em uma situação dessas, que é quase garantia de sucesso, é uma super revisão. Dificilmente a manutenção do carro está em dia, já que ele estava à venda. Então trocar velas, cabos, filtros (de ar, combustível e óleo), óleo e outros fluidos (de arrefecimento e freios) dará outra vida para o carro e impactará no consumo de combustível.

  • O UOL Carros agora está no TikTok! Acompanhe vídeos divertidos, lançamentos e curiosidades sobre o universo automotivo.

Um belo trato na suspensão, alinhamento e balanceamento, além de calibrar os pneus, também fará diferença imediata, além daquela passada no posto para abastecer com combustível de qualidade - quem sabe até colocando um pouquinho de aditivado por um tempo, para dar uma melhorada maior na saúde do motor.

Mas não é só "dia de princesa" na oficina que melhorará o consumo de combustível do seu carro usado-novo. Aliás, arrisco a dizer que esses cuidados melhorarão, e muito, mas que a diferença maior virá a longo prazo, com seu comportamento atrás do volante.

Já disse antes e reforço agora que a forma como você conduz seu carro faz toda a diferença no consumo de combustível e no desgaste dos componentes. Ainda mais nos carros com injeção eletrônica, onde o módulo, literalmente, aprende a forma como você dirige e se adapta a ela para ajustar os parâmetros de injeção de combustível, a fim de otimizar os mapas para que sejam mais eficientes.

Está aí um ótimo motivo, inclusive, para você não descuidar da sua bateria. Deixa-la morrer faz o módulo perder esses parâmetros e ter que aprender tudo de novo. Então, durante um tempo, seu carro ficará gastão de novo, até se adaptar novamente ao seu modo de condução.

Está vendo como vale a pena dirigir direitinho? Além de todas as questões relacionadas à segurança, tem o desgaste do seu carro e o consumo de combustível também, que, no preço que tá, acho que convence, né? Agora me conta, nos comentários, como que anda o apetite da sua viatura.

Quer ler mais sobre o mundo automotivo e conversar com a gente a respeito? Participe do nosso grupo no Facebook! Um lugar para discussão, informação e troca de experiências entre os amantes de carros. Você também pode acompanhar a nossa cobertura no Instagram de UOL Carros.