Topo

Coisa de Meninos Nada

OPINIÃO

Texto em que o autor apresenta e defende suas ideias e opiniões, a partir da interpretação de fatos e dados.

Ferramentas: como montar a caixa definitiva para cuidar do seu carro

Siga o UOL Carros no

Colunista do UOL

14/12/2021 11h00

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

Semana passada estive em um evento de ferramentas e recebi várias dúvidas sobre o tema. Uma delas foi a respeito da caixa de ferramentas perfeita, aquela estratégica, para ter de tudo.

Tenho dúvidas se essa caixa existe, e se existir deve custar uma fábula de dinheiro. Mas isso não é um problema. Uma caixa de ferramentas simples já quebra um galhão. Andei vendo algumas para escrever essa matéria, com 65 peças, que já vêm até com alicates e martelos. Quase comprei uma nova pra mim!

  • O UOL Carros agora está no TikTok! Acompanhe vídeos divertidos, lançamentos e curiosidades sobre o universo automotivo.

Caixas de ferramentas muito grandes podem parecer encantadoras, primeiro porque são lindas (sou muito suspeita pra falar, porque adoro ferramentas), e segundo porque parece que vão resolver todos os problemas e não vai faltar mais nada. Porém, você sempre vai sentir falta de uma ferramenta, terá que comprar várias avulsas e ficará com um monte de coisas da caixa que não vai usar nunca.

Por isso sou do time de ter uma caixa básica e comprar as ferramentas conforme sentir necessidade. Aí, quando perceber que está com ferramentas avulsas demais, compre uma caixa sanfonada para guarda-las e pronto, tudo organizado.

Prestar atenção à qualidade das ferramentas também é essencial, já que uma delas quebrar durante o uso pode ser bem perigoso. Porém, aprender a usá-las da maneira correta também é de extrema importância e não é raro pessoas se machucarem por manusearem, especialmente chaves de fenda, da maneira incorreta. Então, mesmo pra serviços pequenos, tomar muito cuidado e usar Equipamentos de Proteção (óculos de segurança, principalmente) é muito importante.

Ter ferramentas é muito legal e pode se tornar um hobby por si só. Depois começamos a caçar serviços para fazer e ter a oportunidade de usá-las. Agora me conte aqui nos comentários se vocês também têm loucura por ferramentas e quais são as queridinhas de vocês.

Quer ler mais sobre o mundo automotivo e conversar com a gente a respeito? Participe do nosso grupo no Facebook! Um lugar para discussão, informação e troca de experiências entre os amantes de carros. Você também pode acompanhar a nossa cobertura no Instagram de UOL Carros.