Topo

Coisa de Meninos Nada

ANÁLISE

Texto baseado no relato de acontecimentos, mas contextualizado a partir do conhecimento do jornalista sobre o tema; pode incluir interpretações do jornalista sobre os fatos.

Por que você nunca deve usar água de torneira no radiador do seu carro

Siga o UOL Carros no

Colunista do UOL

23/11/2021 11h00

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

Olhem só que pergunta legal que a leitora Daniele deixou no meu Instagram nessa semana. Ela quer entender por que não pode colocar água de torneira no radiador do carro - então vamos lá discutir essa questão.

A água de torneira é tratada para ter um monte de coisas que são bacanas para o nosso corpo, mas que podem ser muito prejudiciais ao motor do nosso carro.

Os minerais encontrados na água que sai da torneira ou nas que compramos de garrafa podem criar depósitos que entopem galerias no motor e terminam em superaquecimento.

A composição da água mineral, tanto da torneira quanto das garrafas, que consumimos também favorece a corrosão de componentes metálicos do sistema de arrefecimento do carro.

E, como se não bastasse, com o aumento de peças de alumínio nos carros, o cloro da água de torneira também se torna um problemão devastador, já que reage com o metal e não é de maneira amigável.

Então, no sistema de arrefecimento, só água desmineralizada. Vocês encontram em lojas de auto-peças e até alguns postos de gasolina - lembrando que tem que usar, junto com o aditivo recomendado pelo fabricante, na proporção correta.

Ou, para facilitar sua vida, usar o aditivo, já pronto para uso, que é diluído justamente em água desmineralizada, na proporção certinha. Sempre seguindo a recomendação do manual do seu carro.

Agora me contem, aqui nos comentários, se você usa a água colorida no seu reservatório ou se completa com aquele regador de jardim do posto de gasolina.