Topo

Coisa de Meninos Nada

ANÁLISE

Texto baseado no relato de acontecimentos, mas contextualizado a partir do conhecimento do jornalista sobre o tema; pode incluir interpretações do jornalista sobre os fatos.

Posso ignorar tanque de partida a frio se só abasteço carro com gasolina?

Siga o UOL Carros no

Colunista do UOL

17/08/2021 04h00

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

Escrevendo a matéria da semana passada sobre dúvidas do uso do tanque de partida a frio, vi que deixei de mandar por aqui a dica que originou os comentários. Então vamos remediar isso agora!

Há algum tempo tinha preparado uma dica sobre tanque de partida a frio que é baseada em uma dúvida frequente nos workshops que ministro. Sempre alguém diz que só usa gasolina no carro e pergunta se pode deixar o tanque de partida a frio vazio por causa disso.

A resposta é não. Já disse por aqui que carro parado estraga. A mesma regra vale para qualquer sistema do carro que você deixa de usar. Então deixar o sistema de partida a frio parado faz com que aumentem as chances de ter uma dor de cabeça no futuro.

Já abastecê-lo com gasolina comum é um problema por causa do prazo de validade dela. Além do tempo de vida ser curto, quando essa gasolina estraga cria uma nata que pode entupir os bicos injetores.

A gasolina aditivada tem prazo de validade maior, mas ainda assim estraga. A recomendação é que o sistema seja renovado, ao menos, uma vez por ano. É legal fazer isso perto do inverno, que é quando esse combustível tem maiores chances de ser consumido.

Agora deixe seus comentários para eu saber o que você achou da dica de hoje e o que quer ver por aqui.