PUBLICIDADE
Topo

Coisa de Meninos Nada

ANÁLISE

Texto baseado no relato de acontecimentos, mas contextualizado a partir do conhecimento do jornalista sobre o tema; pode incluir interpretações do jornalista sobre os fatos.

Cil ou cc? Como entender a 'sopa de letrinhas' do motor do seu carro

Thais Roland

Thais Roland é técnica em Manutenção Automotiva e apaixonada pela graxa. Com seu canal no YouTube 'Coisa de Meninos Nada', busca informar, orientar e dar suporte em relação a dúvidas e neuras sobre o mundo dos carros

Colunista do UOL

08/06/2021 04h00

Vamos falar sobre uma dica que é interessante, importante e pode fazer muita gente parar de passar vergonha. Vou apresentar algumas peças e conceitos para vocês conhecerem alguns detalhes muito importantes de seus carros.

O primeiro é o pistão. Dependendo do motor do seu carro, você pode ter de um até 16 desses lá dentro - tem motor de tudo quanto é tipo por aí. As funções deles são: comprimir mistura de ar e combustível; empurrar o virabrequim durante a combustão; e expulsar os gases resultantes da queima pro escapamento.

Os pistões trabalham dentro de cilindros, que são (a grosso modo) buracos em um bloco de metal. Para cada pistão há um cilindro, já que cada um trabalha no seu quadrado… ou melhor, no seu cilindro.

Quando falo que meu carro é um V8, quero dizer que ele tem oito cilindros dispostos em V, o que significa que ele tem também oito pistões.

E é aqui que chego na dica para você não passar vergonha. Se quiser abreviar a informação de quantos cilindros seu carro tem, a forma correta é 4 cil, por exemplo, se ele tiver 4 cilindros.

Tem um monte de gente que coloca 4 cc. Não!

Cc é abreviação para centímetros cúbicos, que se refere à cilindrada do motor. Pela cilindrada você sabe a soma do volume interno dos cilindros, que pode ser expressa em cm3 (ou polegadas cúbicas) ou em litros.

Para ilustrar, um carro 1.0 tem motor de 1.0 l ou 1000 cm3. Isso significa que, a cada ciclo, seu motor queima 1 l de mistura entre ar e combustível.

Percebe? O número de cc não é a mesma coisa que o número de cil. Se seu carro tivesse 4 cc ele não sairia do lugar. Nunca! Bom.. talvez ladeira abaixo…

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do UOL