Topo

Coisa de Meninos Nada

Recall: como funciona e quando é necessário me preocupar com meu carro

Siga o UOL Carros no

Colunista do UOL

06/10/2020 04h00

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

A maioria das pessoas já está familiarizada com a palavrinha, mas tem gente que ainda não sabe do que se trata. Recall é uma convocação feita pela montadora para arrumar ou trocar alguma coisa que saiu da fábrica com problemas.

Mas tem situações em que o problema é resolvido e nem sabíamos que ele existia. Isso rola quando o recall é atendido pelas concessionárias e você leva seu carro para fazer as revisões.

A questão é que ninguém é obrigado a fazer as revisões na concessionária, isso é apenas uma recomendação da fábrica. Você pode optar por fazer todas as revisões, desde a primeira, em uma oficina independente.

Você só precisa tomar cuidado de registrar essas revisões e ter sempre todas as notas fiscais, comprovando os serviços realizados de acordo com o manual, e pronto. Se você precisar acionar a garantia, por algum motivo, essas notas são suas provas de que você manteve a manutenção em dia, como manda o manual.

Mas voltando ao recall. Quando você leva seu carro a uma autorizada, eles já realizam todos os procedimentos de recall necessários junto com a revisão.

Agora, quando você opta por fazer isso em uma oficina independente precisa garantir que esses serviços também serão realizados. Então é importante que o seu mecânico esteja antenado com relação aos recalls, para te orientar a levar o carro no concessionário para fazer essas manutenções.

Ou então você pode assumir a responsabilidade de controlar isso verificando no site http://portal.mj.gov.br/recall se existe alguma chamada para o seu carro.

Na semana passada comentei sobre os itens que verificamos no checklist quando seu carro chega à oficina. Um checklist bacana também inclui verificar se tem algum chamado de recall para o seu automóvel.

Lembrando que os avisos de recall que vemos na TV são de manutenções super críticas. Se a manutenção for mais tranquila as montadoras não são obrigadas a colocar em TV, rádio e essas coisas. Então não é porque o chassi do seu carro nunca apareceu na TV que não existe um recall para ele.

Agora conta para mim nos comentários as suas experiências com recall e deixa também suas dúvidas e sugestões.