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Revisão: quais são os itens que um mecânico olha no seu carro

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Colunista do UOL

29/09/2020 04h00

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Na semana passada falamos sobre a primeira revisão de um carro seminovo recém-adquirido. Esse material gerou uma dúvida bem bacana para discutirmos, que é referente ao que olhamos no seu possante quando você o leva para a oficina.

Trabalhei em várias oficinas e cada uma tinha um jeito de trabalhar, mas as mais legais sempre tinham uma coisa em comum: o checklist. Uma lista de itens que precisávamos olhar nos carros, mesmo que não fizessem parte da queixa do dono.

Isso é muito importante, pois alerta o proprietário do carro sobre tudo o que o veículo precisa e ele pode decidir, orientado pelo mecânico, no que vai mexer agora e no que pode se programar para fazer em outro momento.

O checklist varia muito entre as oficinas, assim como o método de fazê-lo - que pode ser desde uma folha em branco numa prancheta até um app sofisticado. Qualquer que seja o modo, alguns itens são básicos na hora de registrar a entrada do carro na oficina.

É bacana fazer uma inspeção visual registrando os danos no carro assim que ele entra na oficina para evitar estresse depois. Riscos, amassados, coisas quebradas? uma verificação parecida com aquela que se faz quando alugamos um carro.

Depois tem oficina que checa também os itens de segurança, como macaco, estepe, triângulo de segurança, extintor de incêndio e essas coisas.

Na parte de dentro do carro verificamos o acionamento dos freios, o de serviço, aquele do pedal e o freio de mão, da embreagem e também checamos as luzes do painel para ver se tem algum alerta.

Em algum lugar do carro, grande parte na caixa de fusíveis, tem um conector onde instalamos um scanner que varre os sistemas do carro em busca de alertas e mensagens de erro ou defeitos. Isso não diz, necessariamente, qual é o problema do carro, mas dá um norte para o mecânico começar a investigar.

Depois é importante verificar os estados de todos os níveis de fluidos, óleo de motor, arrefecimento, fluido de freio e dos filtros, de ar, de cabine, de combustível? assim como o estado dos cabos de vela e das velas, e também a saúde da bateria.

Ainda no compartimento do motor, é importante procurar por vazamentos de óleo, de líquido de arrefecimento, de fluido de freio, de direção hidráulica e qualquer outro acessório que seu carro tenha, inclusive o ar-condicionado. Verificamos também o estado de mangueiras e correias.

Também olhamos se todas as luzes estão funcionando. Faróis, lanternas, setas e até as luzes de cortesia, aquelas que tem dentro do carro e que acendem quando a gente abre a porta ou usa o espelho do quebra sol, por exemplo.

Aí levantamos o carro e fazemos uma verificação completa também na parte de baixo.

Todo o conjunto de suspensão, amortecedores, molas, bandejas, buchas, pivôs, batentes, coifas? e também conferimos alinhamento e balanceamento das rodas. Já aproveitamos também para ver as condições dos freios, pastilhas e discos, lonas e tambores. E também damos uma olhada no sistema de transmissão.

E também damos uma olhada nas coisas que um monte de gente não acha importante, tipo as palhetas dos limpadores de parabrisa e os esguichos, água no reservatório do parabrisa, combustível no tanque de partida a frio e esse tipo de coisa.

Algumas oficinas olham tudo isso e mais um pouco, outras olham apenas o básico, mas o importante é deixar seu carro nas mãos de alguém que faça essa verificação. Assim você sempre sabe tudo o que tem pra fazer no seu carro e o que está em ordem.

Mais uma vez, isso não significa um orçamento gigantesco. Muitas coisas são identificadas no check list, mas não são urgentes e você pode se programar pra fazer, mas é importante saber.

E o teu mecânico? Faz check list no seu carro? Já achou alguma coisa importante nessas verificações? Conta pra mim nos comentários, e aproveita pra deixar sua dúvida, observação ou sugestão.