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Como funciona a manutenção que evita o superaquecimento do motor do carro

Thais Roland

Thais Roland é técnica em Manutenção Automotiva e apaixonada pela graxa. Com seu canal no YouTube 'Coisa de Meninos Nada', busca informar, orientar e dar suporte em relação a dúvidas e neuras sobre o mundo dos carros

Colunista do UOL

10/03/2020 04h00

Muita gente nunca ouviu falar de válvula termostática e, justamente por isso, nem sabe que ela precisa de manutenção. Mas é uma peça de extrema importância no sistema de arrefecimento, e negligenciar sua manutenção pode resultar em superaquecimento do motor e rombo no seu bolso.

Colocando de maneira bem simples, a válvula termostática fica controlando o fluxo de fluido de arrefecimento (água mais aditivo) do motor para o radiador. A ideia é manter a temperatura do motor sempre numa faixa ideal, mais ou menos como funciona a sua geladeira, que desliga quando esfria demais e volta a ligar quando a temperatura sobe além da conta.

Quando a temperatura do motor sobe um pouco mais, a válvula abre e deixa o fluxo de fluido ir para o radiador, onde perde temperatura e volta para o motor para resfriá-lo.

O legal é manter sempre a proporção certinha de água + aditivo no sistema, lembrando de usar água desmineralizada e respeitar os períodos de troca desse fluido (dependendo do tipo, é preciso trocá-lo todo ano, mas há alguns que duram até cinco anos no sistema sem problemas).

Dessa forma todo o sistema, inclusive a válvula termostática, estará protegido contra ferrugem, que é uma das coisas que mais trava válvulas e acarreta problemas mais graves. Ainda assim, essa válvula tem um tempo de vida e, eventualmente, precisa ser substituída.

Já ensinei por aqui a fazer as verificações de garagem, e uma delas é verificar o nível de fluido dentro do reservatório de expansão. Outra coisa legal é observar se esse fluido não está turvo. Tem que ser colorido (o que indica a presença do aditivo) e bem transparente.

Se está turvo é porque alguma corrosão já está ocorrendo dentro do motor, então você pode estar com o aditivo vencido ou então usando a água inadequada. Nesse caso, agenda uma visitinha à oficina para seu mecânico ou mecânica de confiança dar uma olhadinha.

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