Híbridos que bebem pouco e cabem no bolso: veja 5 opções por até R$ 100 mil

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Logo que tirei minha habilitação, em 2000, tratei de procurar um carro para comprar.
Naquela época, só se falava em um tipo de combustível: a gasolina. O etanol - que ainda era chamado de álcool mesmo - estava em baixa, pois poucos carros novos eram oferecidos com esse combustível. Além disso, o diesel só se via, como atualmente, em picapes e utilitários grandes.
Anos mais tarde, com a chegada da tecnologia flex, o etanol voltou a ganhar evidência, e hoje um carro a combustão produzido em larga escala no Brasil precisa ter a capacidade de se alimentar dos dois combustíveis, se quiser ter sucesso comercial.
Mais recentemente, chegaram os veículos eletrificados, de diversos tipos: híbridos leves, plenos e recarregáveis, além dos elétricos puros. Enfim, o que não faltam hoje em dia são opções que atendem as mais diversas necessidades.
Tem quem defenda que o melhor de todos é o híbrido. De fato, esse tipo de automóvel é bom em quase tudo, pois consegue ser extremamente econômico no ciclo urbano e totalmente capacitado para fazer longas viagens.
Na coluna desta semana, separei cinco modelos híbridos disponíveis no mercado de usados que custam até R$ 100 mil.
1 - Toyota Prius

Um dos híbridos mais bem vendidos do mundo, o Prius, enquanto estava em linha no Brasil, nunca vendeu muito e é um item raro de se ver nas ruas.
Porém, o modelo da Toyota abriu portas para a chegada do Corolla híbrido, que tem ido muito bem nas carrocerias sedã e SUV.
O conjunto mecânico do Prius é praticamente o mesmo do Corolla, composto por motor 1.8 a combustão e dois elétricos, que também cumprem papel de transmissão. Juntos, rendem 122 cv - potência suficiente para um desempenho modesto. Vale destacar que o Prius é abastecido com gasolina e o Corolla é flex.
Com preços entre R$ 64 mil para o modelo 2015 e R$ 98 mil para o modelo 2019, o Prius é um bom negócio, mas é difícil conseguir encontrar exemplares pouco rodados, pois é um tipo de carro utilizado por quem roda bastante.
2 - Ford Fusion Hybrid

Outra marca que apostou nos híbridos foi a Ford, que há 15 anos ofereceu essa tecnologia no seu sedã Fusion de primeira geração.
Vendeu pouco, sendo raro de ser visto rodando por aí. Diferentemente do Prius, o Fusion traz bom desempenho, graças à potência combinada de 193 cv do motor 2.5 a gasolina com o propulsor elétrico.
Além disso, é barato: custa menos de R$ 50 mil nessa primeira geração, mas não vale a compra. Quem se arriscar, provavelmente terá dificuldade para revender o carro no futuro.
Já na segunda geração, o Fusion Hybrid pasou a ser equipado com motor 2.0, mas a potência combinada mudou pouco e caiu para ainda bons 190 cv.
Os preços ficam entre R$ 70 mil para o modelo 2013 e cerca de R$ 100 mil para o modelo 2017.
Tem mais liquidez do que a primeira geração, mas não deixa de ser uma compra arriscada, também por conta da raridade e da baixa procura.
3 - Lexus CT200H

A marca de luxo da Toyota utilizou a base do Prius para ter seu carro híbrido e, com isso, nasceu o CT200H.
É um hatch com a mecânica do Prius - consequentemente, tem muitas semelhanças com o Corolla híbrido, com a vantagem de ser bem mais luxuoso e refinado.
Os preços ficam entre R$ 67 mil para o modelo 2013 e R$ 86 mil para o 2017.
Como qualquer híbrido usado com bons anos de uso, a liquidez é baixa, mas o CT200H se beneficia da boa reputação da marca japonesa para que a compra não seja tão arriscada.
4 - Kia Stonic

Outra raridade nas ruas, o Kia Stonic é um híbrido com porte e mecânica de Hyundai HB20.
O conjunto mecânico é composto pelo conhecido motor 1.0 de três cilindros com turbocompressor, associado a um pequeno propulsor elétrico a potência chega a apenas 120 cv.
É um híbrido leve, que ajuda mais na eficiência no ciclo urbano, mas quase nada no rodoviário.
Com preço de R$ 100 mil para o modelo 2022, vale para quem quer um híbrido usado ainda no período da garantia, que tenha facilidade de manutenção e vantagem de isenção de rodízio no município de São Paulo. Fora isso, pode ser mais vantajoso ficar em m HB20 mesmo, que é mais barato e tem mais liquidez na revenda.
5 - Mitsubishi Outlander PHEV

Poucos se lembram dele, mas antes do atual Outlander híbrido, tivemos entre 2014 e 2015 essa mesma configuração mecânica para o SUV médio.
Vendeu pouco, portanto, é raríssimo de se ver um nas ruas.
É um híbrido PHEV, cuja bateria é carregada externamente para alimentar dois motores elétricos, um em cada eixo.
Juntos com o motor 2.0 a gasolina, entregam 285 cv de potência, superior até aos 240 cv da versão 3.0 V6.
Os preços ficam pouco abaixo dos R$ 100 mil, mas não vale considerar essa compra.
A complexidade e a raridade dessa versão fazem do Outlander PHEV um grande mico no mercado de usados.





























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