Caçador de Carros

Caçador de Carros

Siga nas redes
Só para assinantesAssine UOL
OpiniãoCarros

Nada básicos: 5 carros baratos e econômicos para você fugir do 1.0 

Quando se fala em veículos acessíveis e econômicos, aqueles equipados com motores de 1 litro são os mais procurados. Não é apenas uma percepção, basta consultar o ranking dos usados mais negociados: Volkswagen Gol, Fiat Palio, Chevrolet Onix, Fiat Uno e Hyundai HB20 foram os cinco primeiros no mês de janeiro desse ano, todos eles equipados, em sua maior parte, com essa motorização.

Essa lista é quebrada pelo Toyota Corolla, que aparece em sexto e nunca teve motor 1.0, mas logo após vem uma sequência com mais sete usados com esse propulsor.

Verdade seja dita, devemos tirar o chapéu para qualquer 1.0 do momento, até mesmo os de aspiração natural. Estão em sua melhor forma, com cabeçotes que parecem terem vindo de uma equipe de competição tamanha a eficiência na aspiração de ar para o motor, permitindo que atinjam bons números de potência.

Mas, para quem está acostumado a pegar estrada, sabe que por melhor que eles sejam, falta força em algumas situações de acelerações, retomadas ou até mesmo para manter a velocidade de cruzeiro em uma subida. Nessas horas, nada como um motor um pouquinho maior, para ter aquele fôlego extra. Pensando nisso, listei cinco bons usados baratos e econômicos que não são 1.0.

Etios
Etios Imagem: Reprodução

Toyota Etios 1.3

O patinho feio da Toyota saiu de cena no modelo 2021. Nunca foi um sucesso de vendas quando zero-km, mas tem sido muito procurado no mercado de usados. Isso porque honra a boa reputação que a marca tem e atende com folga aqueles que não querem ter dor de cabeça com carro usado.

A configuração mais econômica foi a equipada com motor 1.3 16v e câmbio manual. Nos primeiros anos, esse motor rendia até 90 cv com álcool, suficientes para colocar o carro na estrada e não passar raiva nas ultrapassagens.

Esses primeiros modelos, entre 2013 e 2016, têm preços que variam entre R$ 39 mil e R$ 43 mil. A partir do modelo 2017, o motor foi atualizado, ganhou 8 cv, e o câmbio manual passou a ter seis marchas. Nesses casos, os preços começam em R$ 48 mil e chegam em R$ 65 mil no seu último ano.

Continua após a publicidade
Fiat Uno Way
Fiat Uno Way Imagem: Divulgação

Fiat Uno 1.3

Outro que saiu de linha no modelo 2021, o simpático Fiat Uno foi agraciado com o excelente motor 1.3 8v Firefly em seus últimos anos. Mesmo com cabeçote de apenas duas válvulas por cilindro, esse propulsor gosta de girar e atinge 109 cv com álcool, praticamente a mesma potência de um 2.0 dos anos 1990.

Esse tempero esportivo faz com que a aceleração de 0 a 100 km/h fique abaixo dos 10 segundos. Mesmo assim, é extremamente econômico, provando que esse é um dos melhores motores do nosso mercado.

Os preços começam em R$ 45 mil para a versão Way 2017, e chegam em R$ 51 mil para o modelo 2021, sempre na configuração com câmbio manual de cinco marchas.

Nissan March
Nissan March Imagem: Divulgação

Nissan March 1.6

O mesmo motor 1.6 16v que equipa modelos mais pesados como Versa, Kicks, Duster, Oroch, Logan e Sandero também já equipou o levíssimo Nissan March, que pesa menos de 1 tonelada. O resultado foi um modelo com potência de sobra em qualquer situação.

Continua após a publicidade

Quem já teve a oportunidade de guiar um March 1.6 sabe que, por trás do visual simpático, tem um carro que deixa muitos comendo poeira. Um verdadeiro lobo em pelo de cordeiro.

A potência de 111 cv pode até parecer normal, mas o motor é elástico e rende bem desde as baixas rotações. Por ser leve, exige pouco do motor, que trabalha com folga de potência e se mantém muito econômico. Os preços começam nos R$ 30 mil para o modelo 2012 e pode chegar em R$ 55 mil para o 2020, sempre nas versões com o câmbio manual.

Peugeot 208 1.2
Peugeot 208 1.2 Imagem: Divulgação

Citroën C3 e Peugeot 208 1.2

Essa dupla francesa é constantemente citada em minhas colunas. Isso acontece por terem excelente relação custo/benefício. Quando faço minhas pesquisas, eles inevitavelmente aparecem como opções baratas que entregam bom pacote de equipamentos e motores interessantes.

Nesse caso, o motor 1.2 12v ganhou fama por sua eficiência, com consumo de combustível comparável com o de qualquer outro 1.0. Por outro lado, o desempenho é superior, justamente por ter aquele fôlego extra que todos querem em situações práticas no uso diário.

Continua após a publicidade

São bons 90 cv, com excelente torque de 13 kgfm já em baixas rotações. Nenhum 1.0 aspirado consegue isso. Mas atenção, esse motor utiliza correia dentada banhada a óleo, portanto exige cuidado na escolha do óleo lubrificante, que deve ser exatamente o mesmo recomendado pelo fabricante.

Os preços começam em R$ 38 mil para o C3 Attraction 2016, e R$ 40 mil para o 208 Active no mesmo ano. O Peugeot parou no modelo 2020, que chega em R$ 57 mil na versão Allure. Já o C3, ficou por mais um ano e chega em R$ 53 mil no modelo 2021.

Opinião

Texto em que o autor apresenta e defende suas ideias e opiniões, a partir da interpretação de fatos e dados.

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do UOL.

Deixe seu comentário

O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.