Topo

Caçador de Carros

OPINIÃO

Texto em que o autor apresenta e defende suas ideias e opiniões, a partir da interpretação de fatos e dados.

'Micos' sobre rodas: 10 carros usados que você sofre para revender

Siga o UOL Carros no

Felipe Carvalho

Colunista do UOL

11/08/2022 04h00

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

O ditado popular diz que "toda panela tem sua tampa", e isso também serve para o mercado de carros usados. Por mais difícil que possa parecer a revenda de alguns modelos, cedo ou tarde aparece um comprador para ele. Mas é compreensível que a maioria queira escapar de veículos com baixa liquidez e tende a escolher os que tem mais aceitação no mercado.

Um levantamento feito pelo portal Mobiauto listou os 10 modelos que ficam mais tempo anunciados, ou seja, que demoram mais tempo para serem negociados e consequentemente são ruins de revenda.

Baseados nesses 10 modelos, opinarei sobre o motivo da baixa procura por eles e se mesmo assim podem ser bons negócios. Mas atenção: para mim está claro que essa lista não é e nem pretende ser uma verdade absoluta. Fosse ela feita por qualquer outro grande classificado ou até mesmo pela opinião de profissionais que trabalham com carros usados, os resultados nunca seriam os mesmos.

Sendo assim, espero que o leitor tenha a mesma percepção e não sinta falta do modelo "X" e "Y" - ou que discorde de algum dos modelos listados que aparecerem aqui.

Santa Fe - Felipe Carvalho / Caçador de Carros - Felipe Carvalho / Caçador de Carros
Santa Fe
Imagem: Felipe Carvalho / Caçador de Carros

1 - Hyundai Santa Fe 2008

Sendo o Santa Fe um utilitário esportivo de uma marca com boa reputação no mercado, teria tudo para ter boa aceitação entre os usados. Mas entendo os motivos do modelo 2008 aparecer como o primeiro da lista.

O carro é bom, mas o valor de mercado de cerca de R$ 40 mil atinge um público que nem sempre está disposto a encarar o apetite do motor 6 cilindros ou o alto custo de manutenção.

O motor 2.7 do modelo 2008 foi substituído pelo 3.5 no modelo 2011. Mais moderno, potente e custando apenas R$ 10 mil a mais, faz com que o interesse pelo 2.7 seja ainda menor e por isso "encalha" nos anúncios.

Vectra GT - Divulgação - Divulgação
Vectra GT
Imagem: Divulgação

2 - Chevrolet Vectra GT 2009

Um carro nacional, com mecânica simples e consagrada no nosso mercado, não deveria ser ruim de revenda. Mas o problema do Vectra GT 2009, é a proximidade de valores com o modelo 2010, que tem melhorias significativas como os 12 cv a mais de potência e a dianteira redesenhada.

São menos de R$ 2 mil de diferença nos valores de Tabela Fipe entre eles, o que faz o 2009 ser vendido apenas para desavisados.

Focus Sedan - Felipe Carvalho / Caçador de Carros - Felipe Carvalho / Caçador de Carros
Focus Sedan
Imagem: Felipe Carvalho / Caçador de Carros

3 - Ford Focus Sedan 2011

Carro excelente, o Focus Sedan sempre foi uma das referências na categoria, mas só quando novo. Infelizmente o mercado de usados foi cruel com o modelo e a procura por ele é baixa.

Mas, na minha opinião, é uma boa escolha para quem pretende ficar bastante tempo com o carro e não se preocupar com a revenda. Ele entrega o mesmo conteúdo de concorrentes de peso, como Honda Civic e Toyota Corolla, mas custa cerca de 25% mais barato.

Volkswagen Virtus - Divulgação - Divulgação
Volkswagen Virtus
Imagem: Divulgação

4 e 5 - Volkswagen Polo e Virtus 2022

Em quarto e quinto lugar, como modelos com pior revenda segundo a Mobiauto, aparecem Polo e Virtus, ambos modelos 2022. Aqui está fácil de entender a baixa procura por eles, já que são carros novíssimos, que ainda custam caro e encostam nos preços dos mesmos quando zero km.

Na minha opinião, teriam que valer uns 90% do valor do zero km para que possam valer a pena, o que nem sempre acontece na prática.

Ford Edge - Felipe Carvalho / Caçador de Carros - Felipe Carvalho / Caçador de Carros
Ford Edge
Imagem: Felipe Carvalho / Caçador de Carros

6 - Ford Edge 2012

Recentemente convenci um cliente a desistir da escolha pelo Ford Edge. É um baita carro, bonito, luxuoso, potente, mas já foi o tempo dele. Um modelo 2012, já com 10 anos, tem grandes chances de ter passado por vários donos e estar com manutenção negligenciada, que por sinal é bem cara.

Seu valor de mercado, de quase R$ 70 mil na versão mais completa, inviabiliza a compra. Para mim é uma procura ingrata, mas é claro que, se uma muito boa cair no colo, posso considerar a compra.

Toyota SW4 2014 - Divulgação - Divulgação
Toyota SW4 2014
Imagem: Divulgação

7 - Toyota SW4 2014

O que faz um Toyota SW4 ser ruim de revenda? Na minha opinião, somente o preço alto, algo comum de acontecer com quase todos Toyotas. Mas seu público é fiel, inclusive por saber que apesar de caro, a desvalorização é baixa.

Não tenho dúvidas que vale a pena ter um bom SW4 na garagem.

VW New Beetle - Felipe Carvalho / Caçador de Carros - Felipe Carvalho / Caçador de Carros
VW New Beetle
Imagem: Felipe Carvalho / Caçador de Carros

8 - Volkswagen New Beetle 2008

Carros como New Beetle, Fiat 500, Mini Cooper ou Chrysler PT Cruiser são modelos com público bem específico. É compreensível que o New Beetle 2008 apareça nessa lista, já que custa muito e entrega pouco. Na Tabela Fipe vale mais que R$ 40 mil, valor alto para um carro com 14 anos que é apertado, beberrão, e tem valor de seguro impagável.

Por esse preço o mercado de usados oferece opções bem mais racionais. Só vale a pena para os amantes do modelo, que valorizam o visual retrô e não se importam com os pontos negativos. A parte boa é que esse tipo de carro tem apelo colecionável, e pode valorizar no longo prazo.

Chevrolet Montana - Divulgação - Divulgação
Chevrolet Montana
Imagem: Divulgação

9 - Chevrolet Montana 2005

Picapes vão bem no mercado de usados, mas por serem veículos voltados para trabalho, nem sempre são utilizadas com zelo por seus donos.

Uma Montana 2005, portanto com 17 anos de serviços prestados, tende a ficar esquecida, ainda mais com a overdose de Fiat Strada no mercado de usados. Mas tenho certeza que se aparecer um em bom estado de conservação, não vai encontrar dificuldade de conseguir um novo dono.

Fiesta Sedan - Divulgação - Divulgação
Fiesta Sedan
Imagem: Divulgação

10 - Ford Fiesta Sedan 2017

Histórico de câmbio problemático e as mudanças de rumo da marca no Brasil, fazem do Fiesta um grande mico no mercado de usados. Surpresa nenhuma ver o modelo Sedan 2017 por aqui, que sofre para disputar espaço com outros modelos na faixa entre R$ 50 mil e R$ 60 mil. Na minha opinião, não vale a compra.

Quer ler mais sobre o mundo automotivo e conversar com a gente a respeito? Participe do nosso grupo no Facebook! Um lugar para discussão, informação e troca de experiências entre os amantes de carros. Você também pode acompanhar a nossa cobertura no Instagram de UOL Carros.