Texto em que o autor apresenta e defende suas ideias e opiniões, a partir da interpretação de fatos e dados.
Carro novo está caro? 5 ótimas opções de usados pelo preço de Mobi zero km
Desde o início do plano Real, os preços dos carros novos nunca subiram tanto quanto nos últimos dois anos. Aliás, como o leitor bem sabe, praticamente tudo subiu muito nesse mesmo período. Infelizmente o salário do brasileiro não consegue acompanhar nem de perto essas altas.
Quem há dois anos tinha condições de comprar à vista o mais barato dos carros novos, hoje teria que recorrer a um financiamento para complementar o valor da compra e levar o mesmo veículo.
Para ficar mais claro de entender, basta utilizar o Fiat Mobi como exemplo. A versão Like, a mais simples dele, hoje varia entre R$ 63.400 e R$ 65.400, dependendo do Estado em que a compra for feita. Este mesmo veículo, mas no ano de 2020, custava R$ 43.700. Estamos falando de aumentos entre 45% e 50% em um curto período, algo assustador.
Nem adianta argumentar que o atual Mobi é mais completo pois, de relevante, apenas os importantes controles de estabilidade e tração foram adicionados, itens que estão longe de justificar essa disparidade de valores.
Seguindo esse exemplo acima, pensei na situação de alguém com cerca de R$ 50 mil disponíveis para comprar um carro. Em um passado bem próximo, essa pessoa adquiriria um veículo novo e ainda sobrava uma boa grana, e hoje teria que financiar uma boa parte.
Fiz algumas simulações, considerando o valor financiado de R$ 15 mil, e cheguei em parcelas de aproximadamente R$ 1.475 para um período de 12 meses, ou R$ 850 para um período de 24 meses. Ainda devemos adicionar os custos com emplacamento e IPVA proporcional deste ano para concluirmos que o valor final ficou muito distante do orçamento inicial.
Mas calma, não há motivos para essa pessoa desanimar. Felizmente temos, no mercado de usados, várias opções de carros por R$ 50 mil que, inclusive, são mais interessantes que o simpático Mobi.
Fiz uma lista que pode ajudar pessoas que estão nessa situação e fui racional em pensar apenas em modelos tão populares quanto um Mobi, ou seja, nada de modelos de luxo com bons anos de vida e que exigem custos de manutenção mais altos.
Fiat Grand Siena Attractive 1.4 2018
Começando por um Fiat, justamente para não acharem que estou pegando no pé da marca. O Grand Siena saiu de linha recentemente, mas não há motivos para temer colocar um na garagem. É o tipo de carro que sempre vai ter mercado no nosso país, devido a sua simplicidade mecânica.
Aqui, estou considerando a versão Attractive com motor 1.4, o mesmo que ainda equipe a versão de entrada da picape Strada e o furgão Fiorino. Tão completo como um Mobi Like pode ser, mas com vantagens de maior espaço interno para passageiros e bagagens, um Grand Siena me parece bem mais vantajoso. A Tabela Fipe do modelo 2018 está pouco acima de R$ 50 mil.
Citroën C3 Tendance 1.2 2018
Agora um hatch, assim como o Mobi, mas com mais espaço para passageiros e bagagem, o Citroën C3 ainda entrega acabamento nitidamente superior. Escolhi a versão Tendance com o excelente motor 1.2 da família Pure Tech.
Infelizmente, esse motor que também equipou o Peugeot 208 não está mais disponível, mas ele ficou famoso por ser um dos mais econômicos do mercado, com a vantagem de entregar mais torque e potência que qualquer 1.0 aspirado. Para o modelo 2018, a Tabela Fipe é pouco acima de R$ 50 mil.
Nissan Versa S 1.6 2017
Novamente um sedã, com um dos melhores aproveitamentos de espaço para as pernas no banco traseiro, o Nissan Versa é ideal para quem tem filhos "grandinhos". Pode até não ter um visual harmônico, mas são tantos nas ruas, que aquele impacto inicial do lançamento, ficou para o passado.
A versão S, a mais simples do modelo, já vinha bem equipada, e aqui ainda escolhi a opção com o ótimo motor 1.6 16v, que ainda equipa o Nissan Kicks e a atual geração do Versa. Considerando o modelo 2017, a Tabela Fipe está pouco acima de R$ 50 mil.
Toyota Etios X 1.3 2018
Voltando para um hatch, o saudoso Toyota Etios aparece mais uma vez nas minhas listas. O que posso fazer se o carro é bom no que se propõe? Aqui, escolhi a versão de entrada X, com o motor 1.3, que apesar de pequeno, entrega ótimo desempenho, bem melhor que de um Mobi.
A partir do modelo 2017, recebeu melhorias no motor e ganhou painel digital, portanto são os mais procurados no mercado. A Tabela Fipe do 2017 é menos de R$ 47 mil, e a do 2018 pouco acima de R$ 52 mil, portanto não fogem muito da proposta da lista.
Renault Sandero Expression 1.6 2019
Para fechar a lista, o mais novo de todos, o Sandero Expression 2019, ou seja, uma opção com apenas três anos de vida. Assim como todos daqui, tem bom espaço interno, muito melhor que do Mobi.
O motor já é o atual e eficiente 1.6 16v utilizado pela Renault. O modelo 2019, está pouco acima dos R$ 52 mil, mas também podemos considerar o modelo 2018, com o mesmo acabamento e motor, por R$ 48 mil.
Quer ler mais sobre o mundo automotivo e conversar com a gente a respeito? Participe do nosso grupo no Facebook! Um lugar para discussão, informação e troca de experiências entre os amantes de carros. Você também pode acompanhar a nossa cobertura no Instagram de UOL Carros.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Apenas assinantes podem ler e comentar
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia os termos de uso