Topo

Caçador de Carros

OPINIÃO

Texto em que o autor apresenta e defende suas ideias e opiniões, a partir da interpretação de fatos e dados.

SUVs, automáticos, antigos: veja os carros usados mais pedidos em 2021

Foto: Shutterstock
Imagem: Foto: Shutterstock

Colunista do UOL

16/12/2021 04h00

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

O ano de 2021 está chegando ao fim e tenho certeza que sempre será visto como um dos mais impactantes da nossa geração, pelo motivo óbvio da pandemia do covid-19, que colocou o mundo de cabeça para baixo.

No setor automotivo não foi diferente, e praticamente todos os fabricantes sofreram de alguma maneira com queda nas vendas e falta de componentes, o que fez o ranking ficar maluco, com carros de categorias superiores na ponta, quando o normal no nosso país sempre foi termos veículos de entrada na liderança absoluta.

  • O UOL Carros agora está no TikTok! Acompanhe vídeos divertidos, lançamentos e curiosidades sobre o universo automotivo.

Com a falta de automóveis no mercado de novos e com filas de espera cada vez maiores, quem ganhou com isso foi o mercado de usados, que cresceu bastante e foi a alternativa que muitos encontraram para colocar um carro na garagem.

Na coluna dessa semana vou apresentar quais foram as marcas, os modelos, as categorias, as transmissões e os antigos mais pedidos para mim nesse ano de 2021.

Vale destacar que esses dados pouco tem a ver com a realidade do mercado como um todo. Enquanto no ranking geral de venda de carros usados os populares sempre aparecem na ponta da tabela, aqui eles representam muito pouco dos pedidos feitos para mim.

VW e Chevrolet - Murilo Góes/UOL - Murilo Góes/UOL
Volkswagen T-Cross Highline x Chevrolet Tracker Premier
Imagem: Murilo Góes/UOL

Marcas mais pedidas

Assim como no ano passado, a marca que mais foi solicitada para mim foi a Volkswagen, com participação de 12,5% do total. Mas ela não está sozinha nessa. A Chevrolet, que no ano passado ficou em segundo, empatou na liderança neste ano de 2021. Logo em seguida vem a Mitsubishi, que também foi bem no ano passado - o que deixa claro que boa parte dos meus clientes gostam da marca.

Aliás, somando a participação da Mitsubishi com outras marcas asiáticas como Honda, Nissan, Toyota, Subaru, Suzuki, Hyundai e Kia, temos 41,9% do total - ou seja, a cada dez pedidos que me fazem, pouco mais de quatro são de veículos destas marcas, algo bem expressivo.

Já a Fiat, que tem deitado e rolado no mercado de novos, não teve tanta procura de meus clientes. Apenas 2,8 % dos pedidos foram de carros da marca italiana, participação exatamente igual à do ano passado.

A Ford, que tem se tornado cada vez mais uma coadjuvante no Brasil, teve seu interesse reduzido pela metade. No ano passado, 5% dos pedidos foram da marca do oval azul, mas em 2021 foram apenas 2,4%.

Nissan Sentra - Divulgação - Divulgação
Nissan Sentra
Imagem: Divulgação

Carros mais pedidos

Não é à toa que brinco que sou o embaixador do Nissan Sentra no Brasil. Ele sempre foi um dos carros mais pedidos para mim, muito devido à influência que passo, já que sou dono de um desde 2015.

Neste ano ele se superou e liderou com folga. Do total de todos os carros pedidos, 5,3% foram de Sentra. Pode parecer pouco, mas estou falando de 119 modelos de veículos diferentes que foram pedidos, ou seja, a fatia do bolo não tem como ser tão grande mesmo.

Logo atrás dele aparece o Honda Civic, com 4% de participação, e o Mitsubishi Outlander com 2,8%. Comparado com o ano passado, quem se deu mal foi o Renault Fluence, que caiu de 3º para 29º, com participação de apenas 0,8%.

Uma surpresa foi a presença da antiga picape Chevrolet C10 entre os primeiros, com participação de 2% dos pedidos de avaliação.

SUVs - Fotomontagem: André Almeida - Fotomontagem: André Almeida
Alguns SUVs compactos vendidos no Brasil
Imagem: Fotomontagem: André Almeida

Categorias mais pedidas

Sempre deixo claro minha preferência pelos sedãs, e percebo que meus clientes também gostam bastante desse tipo de carroceria. Tanto que pelo menos até o ano passado, eles eram os mais pedidos. Em 2021, porém, não teve jeito: os SUVs passaram para a liderança com certa folga.

Foram 35,2% de pedidos de SUVs, enquanto os sedãs ficaram com 30,8%. Em seguida vieram os hatchs com 19%, picapes com 6,9%, peruas com 4,9%, esportivos com 2% e monovolumes com 1,2%.

Arrisco dizer que, quando fizer essa lista em dezembro do ano que vem, a participação dos SUVs será ainda maior, já que estão cada vez mais fortes no mercado de usados.

transmissão automática - Divulgação - Divulgação
Câmbio automático Chevrolet Prisma 2019
Imagem: Divulgação

Transmissão mais pedida

Aqui, nenhuma surpresa. Desde que eu trabalho com procura e avaliação de carros usados, os modelos com transmissão automática sempre foram preferência. Somando todos os carros solicitados para mim, 80% foram automáticos, número ainda maior que no ano passado, quando foi de 73%.

Vale dizer que estou considerando todos os tipos de transmissões que dispensam o pedal da embreagem, ou seja, as automáticas tradicionais, automáticas do tipo CVT e automatizadas de uma ou duas embreagens. Sendo assim, os 20% restantes são de carros manuais, que de alguma forma ainda são desejados por uma parcela da população.

Chevrolet C10 Veraneio - Felipe Carvalho / Caçador de Carros - Felipe Carvalho / Caçador de Carros
Chevrolet Veraneio
Imagem: Felipe Carvalho / Caçador de Carros

Quantidade de antigos

Desde o início da pandemia é notável a quantidade de pessoas que passaram a se interessar pelo mercado de carros antigos. No ano passado, 11% dos pedidos foram deste tipo de veículo, e neste ano não foi muito diferente.

Caiu um pouco em percentual, foi para 10%, mas como o número total de pedidos foi bem maior, esses 10% de 2021 são maiores que os 11% de 2020 em números absolutos.

Como já citei logo acima, a campeão foi a picape C10, contando todas suas variações de carroceria: cabine simples, cabine dupla e a Veraneio. Além desses Chevrolets, o Opala também teve alguns pedidos. A segunda marca mais solicitada, foi a Volkswagen, com modelos como Santana, Santana Quantum e Fusca.

Quer ler mais sobre o mundo automotivo e conversar com a gente a respeito? Participe do nosso grupo no Facebook! Um lugar para discussão, informação e troca de experiências entre os amantes de carros. Você também pode acompanhar a nossa cobertura no Instagram de UOL Carros.