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De Onix a Renegade: por que vale mais comprar um usado a partir de abril

Felipe Carvalho

Felipe Carvalho é administrador de empresas, consultor e primeiro "caçador de carros" profissional do país. Seu canal no YouTube dedicado a avaliações de achados automotivos tem mais de 100 mil inscritos. www.youtube.com/CarrosdoPortuga

Colunista do UOL

02/04/2020 04h00

Estamos entrando no mês de abril, momento em que, teoricamente, os IPVAs dos carros estão quitados. Pelo menos aqui em São Paulo, onde esse imposto é pago no início do ano, com opção de parcelamento nos três primeiros meses.

Quem compra um carro usado agora está livre de arcar com esse custo, pelo menos nos próximos nove meses. Já no mercado de novos, o comprador precisa pagar o IPVA proporcional à quantidade de meses que faltam para acabar o ano.

Diante de um cenário de IPVA pago e muita gente vendendo carros para enfrentar a crise econômica, os próximos dias podem ser ótimos para quem pode comprar um carro usado.

Nessa coluna, darei quatro exemplos reais de como se gasta menos comprando carros usados. Para deixar as comparações ainda mais interessantes, vou considerar os mesmos modelos, porém em versões diferentes, sendo os zero km mais simples e os usados mais completos.

Volto a dizer que estou considerando o IPVA de São Paulo, que tem alíquota de 4% e terminou no mês passado. Se você for de outro estado, basta recalcular seguindo as regras praticadas em sua região.

Chevrolet Onix

Divulgação
Imagem: Divulgação

Versão Joy 0km - R$ 50.150,00 + R$ 1.504,50 de IPVA = R$ 51.654,50
Motor 1.0, câmbio manual, ar condicionado, direção elétrica, vidros e travas elétricos.

Versão LTZ 2018 - R$ 49.611,00, economia de R$ 2.043,00
Motor 1.4, câmbio automático, ar-condicionado, direção elétrica, vidros, travas e retrovisores elétricos, alarme, multimídia, controlador de velocidade, rodas de liga leve e faróis de neblina.

Jeep Renegade

Divulgação
Imagem: Divulgação

Versão STD 0km - R$ 79.290,00 + R$ 2.378,70 = R$ 81.668,70
Motor 1.8, câmbio automático, ar-condicionado manual, estofamento em tecido e rodas 16 polegadas

Versão Limited 2018 - R$ 77.711,00, economia de R$ 3.957,70
Motor 1.8, câmbio automático, ar-condicionado automático dual zone, estofamento em couro, multimídia com controle no volante, rodas 18 polegadas e faróis de xenônio

Honda Civic

Divulgação
Imagem: Divulgação

Versão LX 0km - R$ 99.200,00 + R$ 2.976,00 de IPVA = R$ 102.176,00
Motor 2.0, câmbio CVT, estofamento em tecido e sistema de som simples

Versão Touring 2017 - R$ 97.208,00, economia de R$ 4.968,00
Motor 1.5 turbo, câmbio CVT com paddle shifts, ar-condicionado dual zone, faróis full led, multimídia, estofamento em couro, teto solar, câmera no retrovisor direito

Toyota SW4

Divulgação
Imagem: Divulgação

Versão SR 0km - R$ 178.890,00 + R$ 5.366,70 = R$ 184.256,70
Motor 2.7 flex, câmbio automático, tração 4x2, 5 lugares, ar-condicionado manual, bancos de tecido

Versão SRX 2016 - R$ 183.527,00 economia de R$ 729,70
Motor 2.8 diesel, câmbio automático, tração 4x4, 7 lugares, ar condicionado automático, bancos em couro com regulagens elétricas para o motorista e faróis de xenônio.

Se você não ficou surpreso com a diferença financeira, repare bem nos equipamentos e mecânica dos carros citados. Só compra carro novo quem não faz essas contas.

Que pode ficar maior se levarmos em conta que geralmente cobram tudo à parte num carro novo, ou seja, jogo de tapetes, protetor de cárter, películas nos vidros e mais algumas perfumarias encarecem o preço do carro.

Além disso, usei como referência os valores da Tabela Fipe para o preço dos usados, mas nada impede que você consiga um bom desconto na negociação.