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Caçador de Carros

5 carros que saíram de linha, mas ainda valem a pena ter na sua garagem

Colunista do UOL

05/03/2020 04h00

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O brasileiro que gosta de carros tem um carinho especial pela Chevrolet por conta da rica história da montadora em nosso país. Por décadas, seus carros estiveram entre os mais desejados, em especial entre o fim dos anos 60 e meados dos anos 2000.

Em 2009, lançou um carro com visual bem polêmico, o pequeno Agile. Muitos torceram o nariz, mas até que ele vendeu bem nos primeiros anos. Em 2011 foi a vez do também polêmico Cobalt. Um ano depois, o lançamento da Spin deixava claro que o visual dos carros da "marca da gravatinha" já não era uma de suas virtudes.

Números de vendas à parte, esse trio desagradou bastante pela falta de harmonia em suas linhas, principalmente na parte frontal dos carros. Focando um pouco mais no Cobalt, que essa semana foi oficialmente "desligado" da empresa, ganhou uma boa reforma visual em 2016, que o deixou bem mais atraente e vivo por pelo menos mais três anos.

Aí veio o fenômeno Onix Plus no fim do ano passado, um carro bem desenhado, com destaques para segurança, motorização e espaço interno. Com dimensões próximas às do Cobalt, não tinha mais como o veterano dividir o mesmo espaço nas concessionárias.

Devemos lamentar o fim do Cobalt? Não, pois diferente de um Opala ou Monza, não deve deixar saudades. Mas isso não faz dele um mau negócio no mercado de usados.

Além do Cobalt, vou listar mais alguns carros que recentemente saíram de linha, mas que ainda podem ser um bom negócio.

Chevrolet Cobalt

Cobalt - Divulgação - Divulgação
Imagem: Divulgação

Desde o seu lançamento, o Cobalt usou somente os motores oriundos da Família 1 da General Motors. É um velho conhecido nosso, presente no Brasil há mais de 25 anos. De lá para cá, muitas evoluções mecânicas e eletrônicas, mas o projeto é o mesmo. Robusto e de fácil manutenção, o Cobalt é excelente para consumidores que valorizam simplicidade mecânica.

Se não era tão bonito nos primeiros anos, pelo menos entrega ótimo espaço para passageiros e bagagem, além de geralmente vir equipado com o "kit dignidade" composto por ar-condicionado, direção hidráulica, vidros e travas elétricas.

Não tenho dúvidas que ainda veremos Cobalts por muitos anos nas ruas, o que fará dele um bom carro no mercado de usados.

Ford Fiesta

Ford Fiesta - ATRIK STOLLARZ/AFP - ATRIK STOLLARZ/AFP
Imagem: ATRIK STOLLARZ/AFP

Diferentemente do Cobalt, o Fiesta deixou saudades. Isso porque a Ford não fez sucessor para o modelo. A empresa norte-americana já deixou claro que quer focar apenas nos SUVs e nas picapes. Portanto vai, aos poucos, "matando" os que não estão no seu foco.

Mas o Fiesta ainda é uma ótima opção de hatch, mesmo tendo saído de linha. Bonito, bem equipado, bom de andar, só ficou devendo um bom câmbio automático, algo que nunca teve.

Em seu lugar, o problemático Powershift, um automatizado de dupla embreagem que só queimou a imagem do carro. Esqueça esses, vá nos modelos com câmbio manual e seja feliz.

Fiat Weekend

Fiat Weekend - Divulgação - Divulgação
Imagem: Divulgação

A perua da Fiat vai deixar muitas saudades, pelo menos em mim e naqueles que são amantes das peruas. Isso porque ela foi a última sobrevivente dessa categoria no Brasil. Ainda temos algumas opções das marcas de luxo, mas são inexpressivas.

Assim como o Cobalt, se destaca pela simplicidade mecânica, compartilhada com outros carros da Fiat. Ainda veremos muitas Weekends rodando por aí.

O mercado dela já foi melhor, mas como desvalorizou bastante nos últimos anos, hoje é um carro barato que tende a se estabilizar. É um ótimo custo/benefício para quem precisa de bom espaço para bagagens.

Mas fuja das versões com câmbio Dualogic, um automatizado de uma embreagem. Vá por mim, e leve as que tenham câmbio manual para casa.

Volkswagen Spacefox

spacefox - Divulgação - Divulgação
Imagem: Divulgação

Um pouco menor que a concorrente italiana, a SpaceFox cumpriu com competência o papel de perua pequena da VW. Mas os tempos são outros e o consumidor não quer mais saber desse tipo de carroceria.

A VW 'matou' uma perua que vendia pouco e agora tem fila de espera para o SUV T-Cross. Não dá para dizer que a marca alemã errou na decisão de tê-la tirado de linha. Mas ainda vale a pena ter uma na garagem, principalmente para quem valoriza robustez e simplicidade mecânica. É bem tranquilo manter uma SpaceFox.

Mas também pecou nas versões sem pedal de embreagem. Essas com câmbio I-Motion, um automatizado de uma embreagem, não valem a compra. Melhor priorizar somente as que tenham câmbio manual.

Hyundai Tucson

hyundai tucson - Divulgação - Divulgação
Imagem: Divulgação

Por ter ficado tanto tempo no mercado sem grandes mudanças, o Tucson deixada para trás nos últimos anos e virou um SUV de entrada. Mas só no preço, já que no tamanho briga com SUVs maiores.

Saiu de linha sem deixar saudades, mas deve ficar um bom tempo no mercado de usados como uma boa opção de SUV barato.

Completo e espaçoso, o Tucson ficou com fama de beberrão, mas estou para ver um SUV que não seja. Comprando ciente disso, não decepciona seus donos, que enxergam virtudes na robustez mecânica.