Topo

Caçador de Carros

Vai viajar? 8 dicas para você não passar perrengue na estrada

É bom que o carro esteja em perfeitas condições para um passeio seguro e tranquilo; é preciso também respeitar as leis de trânsito - Daniel Sobral/Futura Press
É bom que o carro esteja em perfeitas condições para um passeio seguro e tranquilo; é preciso também respeitar as leis de trânsito Imagem: Daniel Sobral/Futura Press

Colaboração para o UOL

26/12/2019 04h00

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

O ano de 2019 está chegando ao fim e temos pela frente algumas semanas com volume intenso de carros nas estradas, graças ao grande número de pessoas que saem de férias nesse período. São milhões viajando por todo o País, nas mais diversas condições climáticas Eu tenho certeza que ninguém quer ficar parado no meio da estrada.

Portanto, é bom que o carro esteja em perfeitas condições para um passeio seguro e tranquilo. Curioso que os automóveis estão cada vez mais seguros, mas as estatísticas dão conta que a maioria dos acidentes ocorre por erro humano.

Isso deixa claro que de nada adianta seu carro ter diversos airbags - além de uma série de outros equipamentos - se você não respeitar as leis de trânsito e não mantiver seu veículo em dia.

Aqueles que respeitam os intervalos de manutenção do carro nem precisam se preocupar com isso. Afinal, eles sabem que o veículo estará sempre pronto para a mais longa das viagens. Entretanto, a verdade é que nem todo mundo dá a devida atenção à boa e velha revisão veicular.

O que mais vejo nas ruas são carros mal cuidados, que certamente não seriam aprovados em uma vistoria. Por isso, cito a seguir alguns itens importantes que devem ser observados para você não fazer feio durante a viagem - e não correr riscos desnecessários - nas festas de fim de ano.

Antes, porém, um alerta: aproveite para seguir essas dicas sempre e não somente quando tiver de pegar uma estrada.

Vamos lá:

1 - Documentos em dia

CNH Carteira Nacional de Habilitação - Jr Manolo /Fotoarena/Folhapress - Jr Manolo /Fotoarena/Folhapress
Imagem: Jr Manolo /Fotoarena/Folhapress

Já pensou que desagradável seria descobrir sobre pendências somente ao ser parado em uma blitz? Pois isso é mais comum do que você pode imaginar. A CNH (Carteira Naional de Habilitação) tem bons anos de validade e sua renovação pode cair no esquecimento.

Já o carro é licenciado anualmente, mas cada final de placa tem um mês específico para pagamento. Sendo assim, o licenciamento do seu veículo pode ter vencido no mês passado e você nem ter percebido. Portanto, antes de sair com o carro de casa, cheque o seu documento de condutor e também o do automóvel.

Adianto que, caso existam irregularidades, você não vai resolver isso de um dia para o outro. Ou seja, vai ter de mudar os planos da viagem, seja arrumando outro condutor ou outro carro.

2 - Pneu careca, nem pensar

Pneu do carro - Karime Xavier/Folhapress - Karime Xavier/Folhapress
Imagem: Karime Xavier/Folhapress

Nossos amigos borrachudos não são baratos. Mas pense na importância desse item, responsável por todo o contato do carro com o asfalto. É preciso respeitar a marcação TWI, que é uma marca que fica entre as ranhuras da banda de rodagem.

Se o desgaste chegar nessa marca, está na hora de substituir os pneus. Não adie essa troca! Em pista molhada, por exemplo, esses pneus serão incapazes de transpor a água e a chance de aquaplanagem será grande. Também vale uma visita a um centro automotivo para conferir o alinhamento.

3 - Calibre os pneus do jeito certo

Calibragem de pneu do Peugeot 208 - Reprodução - Reprodução
Imagem: Reprodução

Calibrar os pneus é algo que deve ser feito com frequência semanal e com eles ainda frios. Mas vale lembrar que, caso o carro esteja carregado com várias pessoas e bagagem, é preciso colocar mais pressão. Consulte o manual do seu carro para saber qual é a pressão correta nessa condição mais severa. E não se esqueça de calibrar o estepe também.

4 - Óleo vai vencer? Vale antecipar troca

Troca de óleo carro - Lucas Lacaz Ruiz/A1 - Lucas Lacaz Ruiz/A1
Imagem: Lucas Lacaz Ruiz/A1

Outra tarefa que deve ser feita com certa frequência, mas que, no caso de uma viagem, precisa ser observada com mais atenção: verificar o nível do óleo. Caso a troca de óleo estiver próxima e a viagem for mais longa, vale a pena antecipar a troca.

Em carros automáticos, também é preciso verificar o nível do óleo do câmbio. O intervalo de troca é maior que o do motor, mas fique atento para não deixar passar o prazo recomendado pelo fabricante.

5 - Não deixe o motor ferver

Mecânico da oficina Fukuda faz manutenção em motor - Rivaldo Gomes/Folhapress - Rivaldo Gomes/Folhapress
Imagem: Rivaldo Gomes/Folhapress

Hoje em dia esses sistemas são tão eficientes que é comum só nos lembrarmos deles quando o motor superaquece. Se você precisa completar a água com frequência, há algo errado no sistema, como um possível vazamento. Não se esqueça de colocar um aditivo da especificação e na proporção recomendada pelo fabricante.

6 - Não se esqueça dos freios

Pastilhas de freio gastas - Ze Carlos Barretta/Folhapress  - Ze Carlos Barretta/Folhapress
Imagem: Ze Carlos Barretta/Folhapress

Desnecessário dizer a importância desse item na condução de um carro. Por incrível que pareça, tenho avaliado muitos veículos que nunca tiveram os freios revisados pelos proprietários. Como pode algo assim? Ainda mais se levarmos em conta que nem é tão caro revisá-los.

7 - Tem lâmpada queimada?

Pisca-alerta carro veículo estacionado estacionamento - Marcelo Justo/Folha Imagem - Marcelo Justo/Folha Imagem
Imagem: Marcelo Justo/Folha Imagem

Tenho visto muitas lâmpadas de baixa qualidade disponíveis no mercado. O resultado disso é uma quantidade enorme de carros com pelo menos uma lâmpada queimada, o que compromete a segurança e rende multa. Nem todos os modelos têm a bordo um computador que informe o problema. Portanto, vale a ajuda de alguém para ficar do lado de fora enquanto você testa todo o sistema de iluminação do carro.

8 - Visibilidade 100%

Palhetas do para-brisa - Paul Aiken/Digital First Media/Boulder Daily Camera via Getty Images - Paul Aiken/Digital First Media/Boulder Daily Camera via Getty Images
Imagem: Paul Aiken/Digital First Media/Boulder Daily Camera via Getty Images

Até dá para viajar com o carro sujo - desde que a visibilidade do condutor não seja afetada. Aproveite o momento do abastecimento e peça para o frentista lavar os vidros. Não se esqueça de checar o reservatório de água do limpador e o estado das palhetas. Ainda que não chova durante o percurso, é comum precisar deles na estrada.

Vale lembrar que mesmo quem segue a manutenção à risca não está imune de ficar na mão com a caranga.

Assim, se por algum motivo for preciso parar no acostamento, lembre-se sempre de acionar o pisca-alerta de imediato e colocar o triângulo de segurança distante 30 metros da traseira do veículo.

Então é isso. Bom final de ano e um ótimo 2020 para todos!