PUBLICIDADE
Topo

Benê Gomes

Com versão RS, novo Equinox tenta matar saudades de antiga versão mais forte

Conteúdo exclusivo para assinantes
Benê Gomes

Jornalista e produtor de TV, desde 2001 atua como profissional especializado no segmento automotivo. Assina o boletim diário Sexta Marcha, da Rádio Transcontinental FM de SP, dirige e apresenta o_ _Programa Momento Vox – BAND SP. É diretor da Onze Produções, produtora de vídeo e conteúdo digital, e é o idealizador do Programa Auto+, onde atuou por 15 anos

Colunista do UOL

19/06/2022 10h57

Apresentado em 2020 nos Estados Unidos, só agora o novo Chevrolet Equinox chegou ao Brasil. Um atraso provocado pela pandemia e também pela crise de falta de componentes que afetou a indústria automóveis. Falando sobre a renovação, o SUV mudou o suficiente para ser chamado de "novo" Equinox, mas sem radicalizar. Merece destaque pelo bom reforço de conectividade e, para quem tinha saudades da antiga versão mais potente, de 262 cavalos, uma nova opção com visual esportivo, a RS. Dessa forma, agora conta com duas versões no Brasil: a RS é a mais em conta, e a Premier, a topo de linha.

EQUINOX RS - DIVULGAÇÃO - DIVULGAÇÃO
Novos faróis mais estreitos e com duas linhas
Imagem: DIVULGAÇÃO

Apesar das pequenas alterações, o Equinox impressiona bem com a nova dianteira e os faróis mais afilados divididos em duas linhas, com o DRL na parte superior. A grade também diminuiu, o para-choque foi redesenhado, ganhou entradas de ar laterais e, no caso da versão RS, todos esses detalhes são escurecidos. É assim na frente e segue da mesma forma na lateral com o nome do modelo estampado na porta, a grande faixa na soleira das portas e as rodas exclusivas de 19 polegadas com acabamento diamantado. Atrás, continua praticamente igual, a não ser pelo novo desenho das lanternas e que lembram um pouco as do Chevrolet Cruze.

Dentro, o acabamento é todo escurecido com detalhes em vermelho e as clássicas costuras aparentes para lembrar esportividade. Mas para falar de novidade mesmo, é preciso dar uma conferida na dose adicional de conectividade que recebeu. Além do pacote Onstar, que já era oferecido, o Equinox agora é equipado com wifi nativo, a central multimídia MyLink com tela de 8 polegadas permite o espelhamento de smartphone sem fio e já sai de fábrica com o aplicativo Spotify instalado.

EQUINOX RS - DIVULGAÇÃO - DIVULGAÇÃO
Interior escurecido e com detalhes em vermelho
Imagem: DIVULGAÇÃO

Mas o que certamente vai garantir bons argumentos para a equipe de vendas na concessionária, é o sistema de inteligência artificial Alexa, da Amazon, agora disponível no carro. Com ele é possível pedir para tocar músicas, adicionar itens à lista de compras, controlar dispositivos residenciais, enfim, fazer tudo o que já é muito comum para quem tem um Alexa em casa. Sem esquecer do aplicativo MyChevrolet para smartphone e smartwatch, o qual permite comandar funções do carro a distância, fazer diagnósticos remotos, consultas técnicas e até agendar serviços.

Versão é RS, mas sem alteração mecânica

Aqui eu lembro novamente de quem tem saudade do Equinox 2.0 turbo de 262 cavalos. Antes que se empolgue, saiba que, apesar do incremento visual, a nova versão RS não tem nenhuma alteração de motor, transmissão e suspensão. O Equinox segue com o bom 1.5 turbo movido a gasolina de 172 cavalos e 27,8 Kgfm de torque, sempre acompanhado da transmissão automática de 06 velocidades. Um conjunto que responde bem em baixas rotações, entregando força suficiente para esse SUV (que é um pouco mais pesado). Na RS, a tração é sempre 4X2, enquanto na Premier a tração é integral com distribuição automática de força para as rodas. No final, o que dá para entender é que o Equinox é um SUV realmente bom para família, porque, além de espaço, roda firme e macio graças ao bom acerto de suspensão independente nas quatro rodas.

EQUINOX RS - DIVULGAÇÃO - DIVULGAÇÃO
Na traseira, só as lanternas foram alteradas
Imagem: DIVULGAÇÃO

Com esta renovação simples, mas estratégica ao oferecer a versão RS, o Equinox ganhou um pouco mais de brilho no mercado e assim pode tentar conquistar novos fãs muito acostumados a olhar concorrentes como Jeep Compass e Toyota Corolla Cross. Só não dá pra dizer que o Equinox RS vai empolgar os fãs da antiga versão de 262 cavalos, coisa que nem a Chevrolet tentou com essa nova linha.

Preço Chevrolet Equinox 2022

RS 1.5 turbo: R$ 204.990,00

Premier 1.5 turbo: R$ 221.990,00