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Benê Gomes

OPINIÃO

Texto em que o autor apresenta e defende suas ideias e opiniões, a partir da interpretação de fatos e dados.

Frontier 2023 se moderniza para ajudar Nissan a crescer mais no Brasil e Argentina

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Colunista do UOL

17/04/2022 04h00

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Depois de apresentação global em 2020, finalmente a nova Nissan Frontier está chegando ao Brasil. O visual foi bem alterado, a picape recebeu reforços na estrutura e ficou mais segura ao absorver as novas tecnologias de condução semiautônoma.

Junto a isso, a Nissan do Brasil também reforçou a linha com três novas versões: a SE, que passa a ser a opção mais em conta com câmbio automático, mais duas inéditas posicionadas como topos de linha: Plantinum e PRO 4X.

Frontier PRO 4X - Divulgação - Divulgação
Frontier PRO 4X: novo desenho rejuvenesceu a picape
Imagem: Divulgação

O primeiro impacto é o rejuvenescimento da Frontier, que tem novas e imponentes linhas na dianteira. As versões Platinum e PRO 4X carregam o mesmo conteúdo.

A diferença básica está no visual, com mais sofisticação e vocação urbana para a Platinum, e muito apelo aventureiro na PRO 4X. Mas em ambas, ficou legal a dianteira com grade maior integrada aos faróis com iluminação de LED e que têm um formato diferente, com quatro elementos quadrados.

Ficaram bonitos e eficientes, garantindo brilho 30% maior para o farol alto e 20% para o baixo, como informou a Nissan. Na traseira, novidade boa também, com a caçamba mais alta, tampa e lanternas redesenhadas, e o novo para-choque com um degrau no meio para facilitar o acesso.

Na PRO 4X, nada de detalhes cromados: grade, retrovisores, maçanetas e molduras das caixas de roda são escurecidas, e em vários pontos há detalhes em vermelho para criar um bonito contraste. Nova e diferente ainda é a cor batizada de Cinza Shark, aplicada na versão PRO 4X.

Frontier PRO 4X - Divulgação - Divulgação
Visual tecnológico: faróis de led têm quatro projetores quadrados
Imagem: Divulgação

Mecânica robusta segue igual

As opções para o conjunto de motor e câmbio seguem iguais. O motor é o 2.3 movido a diesel, com versões turbo e biturbo. Exclusividade da versão S - a de entrada - o motor turbodiesel tem 163 cavalos, 43,3 kgfm e vem sempre acompanhado do câmbio manual de 06 marchas.

Já as demais versões são sempre equipadas com o 2.3 biturbo de 190 cavalos e 45,9 Kgfm de torque, e a transmissão é automática de sete velocidades com 04 modos de condução: Standard, Sport, off-Road e Tow (reboque).

Com o motor mais forte, tem muita disposição para quem pensa na Frontier para o trabalho pesado ou para as aventuras 4x4. No rápido test-drive de lançamento, pude experimentar a desenvoltura da versão PRO 4X em trechos de lama pesada e o quanto os recursos disponíveis facilitam o trabalho do motorista. Dá para tirar proveito do torque disponível partir dos 1.500 giros do motor e dos bons ângulos de ataque e de saída: 31,6º e 25,7º, respectivamente, além do vão livre do solo de 25,2 cm.

No asfalto, mesma coisa, vai muito bem, com bom nível de conforto e silêncio a bordo para a proposta de uma picape montada sobre chassi. Esse é um resultado proporcionado também por outro ponto positivo já conhecido da Frontier, que conta com o sistema multilink com molas helicoidais na traseira trabalhando em conjunto com o eixo rígido. E agora, assim como a VW Amarok, tem freios a disco nas rodas traseiras.

Evolução em segurança

Na cabine, a Frontier tem evoluções e melhoria no acabamento. Interessante é o teto solar com comando elétrico, que segue como exclusividade da Frontier neste segmento em nosso mercado. Na PRO 4X, o acabamento é todo escuro e com muitos detalhes em vermelho, seguindo a proposta visual externa.

O novo painel de instrumentos melhorou e agora tem uma tela TFT de 7 polegadas colorida no centro, onde são apresentadas diferentes informações e configurações da picape. O volante também mudou - é o mesmo do Kicks - a tela do sistema multimídia tem 8 polegadas e reúne os recursos padrão para a categoria, inclusive o espelhamento com smartphones, só que nela ainda é necessário o uso de cabo. O ar-condicionado é digital de duas zonas e oferece saídas para o banco traseiro.

Frontier PRO 4X - DIVULGAÇÃO - DIVULGAÇÃO
Volante de Kicks e novo painel com tela multimídia de 8"
Imagem: DIVULGAÇÃO

Agora, o mais interessante quando passamos para dentro da nova Frontier, são os novos recursos de segurança, itens de série nas versões topo de linha. A picape vem equipada, por exemplo, com alerta de colisão frontal com frenagem de emergência e de saída de faixa que corrige o volante atuando nos freios, alertas de fadiga, de ponto cego e de tráfego cruzado, mais o sistema de visão 360º com 04 câmeras e que detecta objetos em movimento próximos ao veículo.

Muito bom, mas poderia ser ainda melhor se contasse com o ACC, o controle de velocidade adaptativo. No entanto, tem um trunfo: o sistema de alerta de colisão frontal da Frontier traz uma evolução: consegue monitorar dois veículos à frente, não apenas o mais próximo da dianteira. Todos esses recursos fazem parte do pacote Nissan Intelligent Safety Shield

Com tudo isso, a picape Nissan Frontier ficou bem reforçada para ampliar suas pretensões no mercado nacional, inclusive pela manutenção dos preços de 2021 para as versões já conhecidas.

Aliás, a Frontier é um modelo determinante para o atual objetivo da Nissan, que vai priorizar uma linha de produtos menor, porém com mais qualidade e versatilidade. E para isso, confirmou também investimentos na região e um trabalho muito afinado entre Brasil e Argentina, onde produz os modelos Kicks e Frontier, para não perder o embalo de vendas crescentes na região.

Preço Nissan Frontier 2023

Versão s 2.3 turbodiesel manual: R$ 230.197

Versões Platinum e PRO 4X 2.3 Biturbo AUT: R$ 314.590