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Benê Gomes

OPINIÃO

Texto em que o autor apresenta e defende suas ideias e opiniões, a partir da interpretação de fatos e dados.

Renault Duster fica muito melhor com motor turbo, mas deve atualizações

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Colunista do UOL

10/04/2022 04h00

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Depois da boa reestilização da linha 2021, quando perdeu também a versão com motor 2.0, o Duster voltou a ser notícia por um motivo muito interessante: em sua linha 2023, ganhou uma versão turbinada, equipada com o novo 1.3 TCe turbo flex de 170 cavalos de potência.

Tudo bem que o motor turbo ainda é exclusividade da versão Iconic, a topo de linha - que também segue oferecendo o motor 1.6 flex de 120 cavalos - mas é muito bom saber que o Duster agora tem um propulsor moderno, com injeção direta de combustível, duplo comando variável de válvulas e alguns refinamentos de construção dos cilindros e comando de válvulas.

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O resultado, como era natural esperar, é uma novíssima realidade para este SUV. E olha que ele ainda utiliza o câmbio automático do tipo CVT, o que sempre nos leva a pensar no motor girando alto em retomadas nem sempre muito empolgantes.

No Duster, além da opção das trocas de oito marchas simuladas pela alavanca, o acerto de motor e câmbio está bem equilibrado e você consegue fazer trocas manuais abusando das rotações altas e tira muito proveito do bom torque disponível nas rotações mais baixas.

Aliás, esse é o maior impacto dele, porque arranca forte graças aos 27,5 Kgfm já disponíveis abaixo dos dois mil giros. Uma receita que tornou o Duster muito ágil em todas as situações e permitiu que faça de 0 a100 Km/h em 9,2 segundos.

Duster 1.3 turbo Flex - Matheus Simanovicius - Matheus Simanovicius
Motor 1.3 turbo flex tem 170 cv e 25,7 Kgfm de torque
Imagem: Matheus Simanovicius

Junto com isso, vem outro ganho que a Renault faz questão de ressaltar: a eficiência do motor que tem o selo "A" no Programa Brasileiro de Etiquetagem do Inmetro. Sim, mas também não crie muita expectativa andando com ele na cidade com etanol no tanque. Nesse caso, é necessário priorizar a condução mais eficiente, aliviando o pé no acelerador; caso contrário, vai acabar baixando o ponteiro do combustível com certa agilidade também.

O Duster conta com o sistema Star&Stop - que liga e desliga o motor em paradas no trânsito urbano - recurso importante e que dá uma boa ajuda para quem não quer gastar muito combustível. E tem ainda aquele conhecido sistema da Renault, que reúne as funções Eco Scoring e Eco Monitoring, com acesso pela tela da central multimídia.

Dá para conferir como você está dirigindo, se está forçando demais o pé no acelerador e até receber notas sobre o seu desempenho simbolizadas por estrelinhas. Quanto mais estrelas, melhor! O Duster 1.3 turbo flex, pelos números oficiais, entrega médias de 10,8 km/l na cidade, e 11,5 km/l na estrada com gasolina no tanque.

SUV robusto e com boa dose de conforto

Agora, no geral, o Duster é carro bom de guiar. Mesmo se tratando de um modelo mais alto e quadradão, tem uma boa aerodinâmica para um SUV, roda seguro e com boa dose de conforto sim. Vale lembrar que a Renault veio mexendo durante os anos no acerto de suspensão do Duster e conseguiu bons resultados.

Acrescente ainda a boa característica dele, que é a oferta de espaço interno generoso, inclusive um bom porta-malas de 475 litros. E para não deixar de comentar sobre o visual externo, a linha 2023 segue exatamente igual e isso é legal também, porque as últimas mudanças no desenho foram boas e ainda não envelheceram o modelo.

Segue também com as lanternas traseiras que lembram as do Jeep Renegade e o Kit Outsider, um opcional disponível para as versões topo e com inspiração direta no mundo 4x4. É formado por proteção frontal bem chamativa, farol de longo alcance, alargador de para-lama, friso para porta, barra de teto e retrovisor na cor preta.

Duster 1.3 turbo flex - Matheus Simanovicius - Matheus Simanovicius
Visual externo mantém desenho renovado na linha 2021
Imagem: Matheus Simanovicius

Dentro mesma coisa, mantém o visual rejuvenescido da última atualização e acabamento correto, mesmo com bastante superfícies plásticas.

A tela multimídia tem 8 polegadas, está bem integrada ao painel e o sistema permite espelhamento de smartphone por cabo. Só o conjunto de instrumentos é um pouco mais simples, com velocímetro e conta-giros analógicos, mais uma pequena tela TFT no centro para as informações do computador de bordo. Mas nada que comprometa a proposta do Duster.

Duster 1.3 turbo flex - Matheus Simanovicius - Matheus Simanovicius
Ponto forte na traseira: porta-malas tem 475 litros
Imagem: Matheus Simanovicius

Para fechar uma abordagem geral, o motor 1.3 turbo flex garantiu uma considerável evolução para o Duster. Agora, dá para questionar a falta de recursos de segurança. Por exemplo, ele ainda só conta com os dois airbags obrigatórios por lei, e passa longe de recursos de condução semiautônoma, apesar de ter preço alinhado com os concorrentes diretos e que são mais equipados.

Preço Renault Duster Iconic Turbo 1.3 CVT X-tronic: R$ 136.190,00.

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