Topo

Benê Gomes

ANÁLISE

Texto baseado no relato de acontecimentos, mas contextualizado a partir do conhecimento do jornalista sobre o tema; pode incluir interpretações do jornalista sobre os fatos.

Toro Ranch turbodiesel é forte e confortável, mas esbarra em preço alto

Siga o UOL Carros no

Colunista do UOL

14/11/2021 04h00

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

A Fiat Toro ganhou um novo motor turbo flex, como já mostrei aqui, mas junto com isso veio uma boa renovação no conteúdo e também no visual das outras versões. É o que caso da invocada versão Ranch, essa feita para quem gosta ou realmente precisa colocar essa picape no trabalho e fora da cidade, no campo mesmo.

A Ranch é uma das versões topo da linha Toro, fica abaixo apenas da Ultra, que tem proposta urbana, com destaque para a capota rígida na caçamba e que praticamente cria um terceiro volume na traseira.

  • O UOL Carros agora está no TikTok! Acompanhe vídeos divertidos, lançamentos e curiosidades sobre o universo automotivo.

Já para quem gosta de um visual realmente chamativo, tem tudo pra se divertir com os acessórios aplicados na Toro Ranch. Na frente ela traz uma grade maior, um adorno que imita um quebra-mato, é carregada de detalhes cromados, tem estribos laterais, para-barro e as clássicas molduras nas caixas de roda.

Por dentro, dá para dizer que é tão ou mais chamativa do que fora com acabamento em tom marrom que lembra terra - nos bancos e portas - e detalhes cromados. No painel central a situação fica mais séria ainda, com um acabamento que imita madeira, algo como uma casca de árvore, um visual mais rústico e com direito a uma plaquinha com o nome da versão do lado direito.

Nesta linha 2022, algo que merece atenção é a nova tela do sistema multimídia, bem grandona, com 10 polegadas e na vertical. É bonita, oferece ótima definição e deixa clara outra inspiração na grandalhona Ram. A Ranch recebeu alteração ainda no painel de instrumentos com tela de 7 polegadas 100% digital e configurável.

No mais, segue muito segura com seus sete airbags, os controles eletrônicos de tração e estabilidade, além do pacotão inteligente que reúne alerta de saída de faixa que corrige o volante, alerta de colisão frontal com frenagem automática, assistente de partida em rampa, entre outros bem importantes.

Força garantida para o trabalho

Para cumprir o objetivo de ser uma picape eficiente para o trabalho e não apenas um modelo chamativo nas ruas, a Toro Ranch precisa de força pra acelerar e carregar peso de verdade, certo? Pois cumpre esse objetivo com o mesmo conjunto conhecido das demais versões diesel, formado pelo motor 2.0 turbodiesel de 170 cavalos e o câmbio automático de 09 marchas.

E mais do que potência, o bom torque de 35,7 Kgfm - que aparece rápido em baixas rotações do motor - é o ponto-chave para quem precisa tirar proveito da sua eficiente capacidade de carga, que é de uma tonelada. Para encarar terra e lama, oferece os modos de tração 4x2 e 4x4 automático - o sistema distribui a força conforme a situação - e também a opção 4x4 com reduzida. Mas não tem o bloqueio de diferencial como um clássico 4x4.

Agora, na prática, para quem pensa em investir nela só para o trabalho, sempre vale conferir as picapes médias, inclusive com motor diesel, já que os preços das maiores começam numa faixa bem próxima. Mas está claro que a proposta da Toro Ranch é falar com quem prefere uma picape diesel de menor porte, com dirigibilidade e conforto próximos de um carro de passeio e, em especial, que aprecia muito o estilo diferente e chamativo.

Preço Fiat Toro Ranch Turbodiesel AT9: R$ 205.496,00 (SP)

Quer ler mais sobre o mundo automotivo e conversar com a gente a respeito? Participe do nosso grupo no Facebook! Um lugar para discussão, informação e troca de experiências entre os amantes de carros. Você também pode acompanhar a nossa cobertura no Instagram de UOL Carros.