Topo

Benê Gomes

ANÁLISE

Texto baseado no relato de acontecimentos, mas contextualizado a partir do conhecimento do jornalista sobre o tema; pode incluir interpretações do jornalista sobre os fatos.

Volvo S60 R-Design: como é o sedã luxuoso que arranca olhares pelas ruas

Siga o UOL Carros no

Colunista do UOL

13/06/2021 04h00

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

Sedã médio, mas com medidas de modelo grande, o Volvo S60 ocupa muito espaço nas ruas com seus 4,76 m de comprimento. Porém, mais do que isso, ele é grande como referência de tudo o que a Volvo aplica em seus novos carros. A atual geração, lançada em 2019, é vendida no Brasil em duas versões, a R-Design Recharge - que utilizei nesta avaliação - e a Polestar Engineered, modelo de topo e com proposta esportiva.

Ambas utilizam o mesmo sistema de propulsão híbrido plug-in da marca, formado pelo motor 2.0 turbo a gasolina de injeção direta e um outro elétrico, mais a transmissão automática de oito velocidades. Com esse conjunto ele acelera como esportivo e faz de zero a 100 km/h em pouco mais de 4 segundos. Resultado alcançado com a força combinada dos motores a combustão e elétrico: potência de 407 cv e 65 kgfm de torque.

Mas como se trata da Volvo, o orgulho da marca vem de outro resultado: o baixo consumo de combustível e de emissão de poluentes. Para conduzir o Volvo S60, temos quatro modos de condução - Híbrido, Power, AWD (tração integral) e 100% elétrico - este último com autonomia de até 49 km, ou seja, perfeito para aquele trajeto diário de ida e volta do trabalho.

Depois, tem o compromisso com a segurança de passageiros e pedestres, referência indiscutível da marca em toda sua história. O resultado é a possibilidade de tirar proveito de um pacote de recursos muito avançados - em especial, aqueles que envolvem a tecnologia de condução semiautônoma - detalhe que coloca o S60 como um carro altamente seguro.

O pacote de segurança assistida reúne alerta de ponto cego, detector de pedestres ou animais de grande porte com frenagem automática, alerta de tráfego cruzado e de saída de faixa com correção no volante, e o controle de cruzeiro adaptativo. Todos trabalham em conjunto e, o que é bem legal, é a chance real de experimentar a condução semiautônoma.

O controle de cruzeiro adaptativo e o alerta de saída de faixa, por exemplo, atuam em velocidade de até 130 Km/h e com muita eficiência. A única questão, é que essa condição dura cerca de 10 segundos, já que ainda não temos legislação que regule e libere a direção autônoma no país. Depois desse tempo, o sistema emite um alerta para que o motorista retome o volante e o recurso é automaticamente desativado.

Elegância nas ruas e muito conforto

Volvo S60 Polestar 2 - Divulgação - Divulgação
Imagem: Divulgação

Todos esses recursos estão muito bem embalados em uma carroceria bonita e chamativa, que faz as pessoas virarem o pescoço nas ruas. Dentro muito refino com acabamentos que misturam couro e aço escovado, painel digital configurável e a bela - e agora até copiada - tela multimídia na vertical que funciona praticamente como um iPhone, mais o sistema de som de alta qualidade com 13 alto-falantes e subwoofer, assinado pela Karman Kardon.

Detalhe que sempre vale elogiar também é o desenho do banco, um projeto desenvolvido para abraçar o motorista e com muitos ajustes que ajudam a encontrar a melhor posição. Um cuidado, inclusive, disponível par o banco do passageiro da frente.

Já atrás o espaço é realmente bom para duas pessoas, pois no meio do assento não dá para um adulto encontrar conforto, já que o túnel central é bem alto para acomodar a bateria do motor elétrico.

Rodando com o S60, mesmo com seu acerto de suspensão um pouquinho rígido e rodas aro 19 e pneus de perfil baixo, dá para encontrar o conforto esperado em um sedã de alto padrão.

Em relação ao mercado, o S60 encara com tranquilidade seus concorrentes diretos - os tradicionais sedãs alemães - inclusive entregando mais conteúdo. Mas a verdade é que, como acontece com o segmento dos sedãs em geral, o S60 tem vendas bem mornas por aqui.

Assim como os demais, o S60 também já sofre com a perda de prestígio para os utilitários-esportivos e até dentro de casa, pois Volvo não disfarça que, a partir de agora, toda a atenção está direcionada para sua requintada linha de SUVs - eletrificados, naturalmente.

Preço: Volvo S60 Recharge R-Design - R$ 334.950