PUBLICIDADE
Topo

Benê Gomes

ANÁLISE

Texto baseado no relato de acontecimentos, mas contextualizado a partir do conhecimento do jornalista sobre o tema; pode incluir interpretações do jornalista sobre os fatos.

Jeep Renegade Limited 2021 traz conectividade e foco em 'SUV de shopping'

Benê Gomes

Jornalista, produtor e roteirista, atua no setor automotivo desde 2001. É idealizador e diretor do programa Auto+, exibido pela RedeTV. Também dirige e apresenta o programa Momento Vox, no ar pela Band, e é colunista da rádio Transcontinental FM de São Paulo

Colunista do UOL

02/05/2021 04h00

O Jeep Renegade é mais um que vai ganhar o novo motor 1.3 turbo flex que chegou oficialmente ao Brasil nesta semana como uma das atrações do renovado Compass 2022.

Enquanto isso, o Renegade segue com os atrativos da linha 2021, inclusive na versão Limited Flex e seu conhecido motor e.TorqQ 1.8. Só que nesta versão, mesmo com as tradicionais características de um utilitário-esportivo, o foco é um pouco diferente, pois a Jeep preparou uma receita para quem gosta mesmo é de andar com um SUV na cidade.

Na linha 2021, o Renegade seguiu praticamente igual à linha 2020, mas contou com uma novidade sim: a versão Moab, que passou a ser a porta de entrada das opções com o motor 2.0 turbo diesel. Além disso, a marca alterou os pacotes de equipamentos de série em algumas versões, inclusive com redução de preço.

Foi o que aconteceu com a Limited 1.8 Flex - a mais equipada entre as versões flex - que agora oferece o teto solar panorâmico, por exemplo, como item de série. Isso sem esquecer de uma atração que a Jeep acabou de confirmar e que envolve a central multimídia.

O sistema ganhou novos recursos de conectividade como, internet a bordo, pareamento de smartphones sem utilização de cabo e ainda a nova plataforma Adventure Intelligence, que estreou na Renegade 80 anos, versão comemorativa de aniversário da marca, mas que já está disponível como opcional para as versões Longitude, Limited, Moab e Trailhawk.

Com a plataforma, utilizando o aplicativo de celular ou um smartwatch, o dono do SUV consegue acessar informações do computador de bordo em tempo real e receber alertas sobre combustível baixo, entre muitos outros.

Para quem tem o dispositivo Alexa em casa, também consegue utilizar o assistente de voz para conferir várias informações sobre o carro e, talvez o mais curioso agora, solicitar algumas tarefas, como acionar a buzina, acender os faróis, acionar o motor e o sistema de ar-condicionado. Tudo remotamente, sem colocar a mão no celular.

SUV bom para a cidade

A versão Limited capricha nos detalhes para o fã de um SUV urbano. Isso é logo percebido pelas bonitas rodas de liga leve aro 19 montadas com pneus de perfil mais baixo. Depois pelo acabamento caprichado e a boa lista de equipamentos de conforto e segurança.

Para dar alguns exemplos, essa versão sai de fábrica com seis airbags, controles eletrônicos de tração e estabilidade, faróis full-LED, ar-condicionado digital com duas zonas de resfriamento, freio de estacionamento por botão e ainda um sistema de som mais caprichado.

E esse foco no conforto é bem notado também depois que você anda com Renegade, ajudado pelo conjunto de suspensão independente nos dois eixos, detalhe faz uma boa diferença para manter o carro estável e garantir o rodar macio, mesmo nesse caso onde os pneus são de perfil baixo.

O que certamente ainda pega no Renegade é o porta-malas um tanto modesto, com 320 litros de capacidade, e aquele ponto muito debatido praticamente desde o lançamento do modelo no Brasil. Todas as versões equipadas com motor e.TorQ 1.8 flex e câmbio automático de 06 velocidades são mais lentas em retomadas e muito amigas dos postos de combustível, já que não garantem boas médias de consumo.

Pelos números oficiais do Inmetro, com etanol no tanque o Renegade 1.8 flex registra médias de 6,4 km/l na cidade e 8 km/l na estrada. Mas esse é um ponto que está prestes a ser resolvido, é só aguardar a chegada do motor 1.3 Firelfly turbo flex, prometida para a linha 2022.

De qualquer forma, o Renegade terá mais um atrativo de respeito ainda em 2021: uma versão híbrida e já confirmada pela Jeep. É só aguardar um pouquinho mais.

Preço Jeep Renegade Limited 1.8 Flex AT: R$ 133.800

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do UOL