Topo

Benê Gomes

ANÁLISE

Texto baseado no relato de acontecimentos, mas contextualizado a partir do conhecimento do jornalista sobre o tema; pode incluir interpretações do jornalista sobre os fatos.

Tecnológica, nova Chevrolet S10 conquista por dotes de carro de passeio

Colunista do UOL

18/04/2021 04h00

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

Praticamente um carro de passeio! Esse tipo de comentário não é exatamente uma novidade, pois não é de hoje que muita gente utiliza uma robusta picape média na rotina doméstica, praticamente ignorando que se trata de um veículo grande e forte, criado para o trabalho pesado. É assim com a Toyota Hilux, Ford Ranger e a tradicional Chevrolet S10, para falar das três mais vendidas no Brasil.

No caso da S10, em sua versão High Country, a topo de linha, fica claro como uma picape com esse perfil está cada vez mais confortável e conectada, com muitas referências dos carros de passeio. Na linha 2021, o primeiro chamariz está no lado de fora, com a imponente dianteira inspirada na Chevrolet Silverado, vendida nos Estados Unidos.

A grade é toda escura, traz o nome da marca em alto relevo e com mais um detalhe inovador para a marca: a tradicional gravatinha dourada saiu do centro e foi aplicada na lateral. Mas é do lado de dentro que tomamos contato com a considerável dose de conectividade e quase dá pra esquecer que se trata de um utilitário.

A nova geração do multimídia MyLink, por exemplo, conta com tela de alta definição, permite parear o celular com os sistemas Apple CarPlay e Android Auto sem cabo, e vai além ao oferecer internet própria a bordo.

Sim, dá para distribuir o sinal de rede wi-fi para os passageiros e com garantia de sinal mais estável do que temos nos smartphones, como destacou a engenharia da marca durante o lançamento da nova linha. Legal também é o alcance do sinal de internet, que pode chegar até 15 metros de distância da picape. Ou seja, se você estacionar na garagem, pode até aproveitar o wi-fi da picape dentro de casa.

Segurança reforçada

A S10 já dava bastante atenção para segurança com uma lista de equipamentos importantes, inclusive seis airbags: frontais, laterais e de cortina. Mas nesta última renovação recebeu outros itens bem avançados.

O maior destaque foi a inclusão do sistema de frenagem autônoma de emergência, recurso que atua em velocidades entre 8 e 80 km/h, é capaz de identificar veículos e pedestres à frente e pode até parar totalmente a picape caso o motorista não reaja numa situação de risco de colisão.

Esse sistema complementou o bom pacote que já contava com o alerta visual de colisão no painel de instrumentos e o alerta de saída involuntária de faixa.

Proposta original segue garantida

Mas mesmo com tanta tecnologia a serviço da segurança e do conforto, ainda estamos falando de uma picape pensada para o trabalho. E nisso a S10 não frustra com o motor 2.8 turbodiesel de 200 cavalos de potência e 51 Kgfm de torque, com tração 4x4 com reduzida.

Para melhorar essa situação, recebeu o reforço de uma nova turbina e também de um aprimoramento no software de gerenciamento eletrônico do motor. Uma mexida estratégica para melhorar o desempenho em baixas rotações, garantir retomadas de velocidade mais vigorosas e reduzir o consumo.

A transmissão é automática de seis velocidades, com opção de trocas manuais na alavanca do câmbio e fecha bem o trabalho do conjunto. Mas no caso da High Country, um ponto a ser considerado é o ajuste feito para o uso em família, viagens e afins.

Isso quer dizer que a marca realmente se preocupa em entregar um acerto diferente do que é aplicado nas versões efetivamente destinadas ao trabalho. Ou seja, mais uma característica que leva muito mais gente a gostar de usar uma picape grande como a S10 também como um típico carro de passeio, inclusive no trânsito das grandes cidades.

Preço Chevrolet S10 Cabine Dupla 2.8 High Country: R$ 234.360