PUBLICIDADE
Topo

Benê Gomes

ANÁLISE

Texto baseado no relato de acontecimentos, mas contextualizado a partir do conhecimento do jornalista sobre o tema; pode incluir interpretações do jornalista sobre os fatos.

Toro Endurance 2.0 é porta de entrada para as picapes diesel cabine dupla

Benê Gomes

Jornalista, produtor e roteirista, atua no setor automotivo desde 2001. É idealizador e diretor do programa Auto+, exibido pela RedeTV. Também dirige e apresenta o programa Momento Vox, no ar pela Band, e é colunista da rádio Transcontinental FM de São Paulo

Colunista do UOL

28/03/2021 04h00

A Fiat Toro abriu 2021 gerando muita expectativa sobre a nova linha 2022 que está praticamente pronta para estrear ainda neste semestre. Antes, claro, todas as atenções vão para o inédito SUV da marca que deverá ser apresentado em maio próximo.

Mas pode anotar aí: a Toro vai ganhar o novo motor 1.3 turbo flex de 180 cavalos de potência - que já está sendo produzido - e uma nova central multimídia com tela na vertical, inspirada no sistema da RAM 1.500. Um movimento que não está atrapalhando as vendas da picape, que segue firme e forte no mercado com as últimas atualizações da linha 2021.

Entre elas, a Fiat deu uma mexida na oferta de versões, com a inclusão de duas novas opções de entrada Endurance, uma flex com câmbio manual e outra diesel com transmissão automática de nove velocidades.

Melhorou a situação também para as versões topo, Ranch e Ultra, que passaram a contar com sete airbags: laterais, de cortina e de joelhos do motorista. Alteração interessante foi a atualização do central multimídia com a nova geração do sistema Uconnect, agora com uma tela maior de 7 polegadas e que dispensa o uso de cabo para a conexão com smartphones.

Em 2021 a Toro completa seu quinto ano de vida no mercado nacional e segue como referência com sua proposta que faz uma mistura bem acertada e, ainda um tanto exclusiva, de utilitário com carro de passeio.

Para isso, tira proveito da plataforma com carroceria monobloco, realidade bem diferente das picapes clássicas montadas sobre chassi, e do bom entre-eixos de quase três metros.

Características que garantem espaço confortável para três adultos no banco traseiro, só não espere exatamente a mesma condição de um sedã, mas é indiscutivelmente melhor do que temos nas picapes médias tradicionais, inclusive por outra coisa típica de carro de passeio: bom isolamento interno e acabamento bem cuidado.

Acrescente ainda a caçamba versátil com a tampa bipartida, detalhe que faz a diferença na hora de movimentar os volumes, e a boa oferta de itens de série desde primeira versão, a Endurance 1.8 flex com câmbio manual. Em sua lista temos tem ar-condicionado, direção com assistência elétrica, controles eletrônicos de tração e estabilidade, protetor de caçamba e piloto automático, entre outros.

Porta de entrada entre as picapes diesel com cabine dupla

A versão Endurance 2.0 diesel com transmissão automática de nove velocidades e tração 4X4, entrega uma receita muito interessante, antes de tudo, porque pode ser a porta de entrada para quem quer comprar uma picape diesel com cabine dupla e seguir com aquelas mordomias do carro de passeio.

Na prática, essa versão da Toro entrega força digna de picape média - são 170 cavalos de potência e 35,7 Kgfm de torque - e também as características valorizadas em veículos movidos a diesel, como a boa autonomia. No caso dela, com a ajuda ainda do bom tanque com 60 litros de capacidade.

Esse conjunto, aliás, se encaixa bem com mais um reconhecido atrativo da Toro, que é o bom comportamento dinâmico. Equipada com suspensão independente nas quatro rodas, tem com reações ao volante muito próximas de um SUV.

Uma receita que vai ganhar reforços muito expressivos na linha 2022 e que, certamente, vão manter a Toro nesta condição de modelo difícil de ser superado pela concorrência. Esse, um assunto que rende muita conversa e que a gente retoma em breve.

Fiat Toro Endurance 2.0 diesel AT9 4x4: R$ 152.555,00

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do UOL