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Benê Gomes

Mini Countryman: SUV reforça time de elétricos com requinte e conectividade

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Colunista do UOL

27/12/2020 04h00

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Maior e mais versátil integrante da família Mini - como a própria marca o define - o Countryman 2021 chegou ao mercado nacional no fim de outubro com pequenas mudanças estéticas e outras tecnológicas. Agora importado da Holanda, é oferecido em quatro versões, duas com motor a combustão e duas eletrificadas, representadas pelos híbridos plug-in Mini Cooper SE Countryman All4 Exclusive e Top.

No visual, as alterações foram feitas nos para-choques, na grade dianteira, nos faróis e nas lanternas, que agora contam com desenho que remete à bandeira do Reino Unido. Mas quando falamos do Countryman, um dos destaques indiscutíveis é o espaço generoso, característica que não tem nada do antigo Mini.

As medidas comprovam: tem 4,29 metros de comprimento e 2,67 de entre-eixos, números de modelos compactos e muito próximos dos médios. Junto a isso, tem a dose de refinamento no acabamento, um novo painel de instrumentos digital, tela multimídia de 8 polegadas também redesenhada e com o mesmo estilo conhecido, mais sistema de som com assinatura da Harman Kardon com direito a 12 alto-falantes.

A verdade é que nesse quesito a lista do Mini Countryman é extensa, onde dá pra destacar também o head-up display, teto solar panorâmico, bancos dianteiros esportivos com ajustes elétricos e o serviço de conectividade com ligação inteligente de emergência e sistema de navegação MINI.

Sem esquecer de uma notícia bem recente, um novo mimo disponível para todos os modelos Mini vendidos no Brasil: o Alexa, da Amazon, sistema de comando de voz que oferece diferentes suportes ao motorista, de pedido de música, notícias e ajuda com navegação, até acionamento remoto de dispositivos domésticos.

Família Countryman reforça time de eletrificados no Brasil

Mais do que o reforço visual e as novidades tecnológicas, a linha 2021 trouxe uma sinalização importante sobre o caminho que esse icônico modelo de origem inglesa - hoje pertencente à BMW - deve seguir no Brasil.

A versão Countryman vai o puxar a fila dos modelos eletrificados da marca e será mais um forte representante desse novo mercado por aqui. Isso porque agora a família Countryman passou a contar com duas opções híbridas, divididas entre as versões de acabamento Exclusive e TOP.

O conjunto é formado pelo motor a combustão 1.5 turbo de três cilindros com injeção direta de 136 cavalos, mais outro elétrico de 88 cavalos de potência que atua no eixo traseiro.

Junto com a transmissão automática de seis velocidades, os motores entregam potência combinada de 224 cavalos e 39,2 Kgfm de torque. Tem ainda o sistema de tração integral ALL4, que distribui a força para os eixos dianteiro e traseiro de acordo com a demanda.

Outro ponto positivo é a nova autonomia de 57 quilômetros no modo 100% elétrico, número que pode cobrir tranquilamente um trajeto padrão de ida e volta do trabalho e, o melhor, com garantia de emissão zero. As baterias podem ser recarregadas em tomada comum - processo que leva 8 horas - ou utilizando o Wallbox vendido pela marca e que reduz o tempo de carregamento para 2 horas e 20 minutos.

Mas em se tratando de um híbrido, pesa demais a questão do consumo. O Countryman, segundo parâmetros do Inmetro, faz média de 22,3 km/l na cidade e 23,6 km/l na estrada.

E, claro, esse conjunto trabalha afinado com aquele tempero que reúne suspensão bem calibrada, rodas grandes com pneus de perfil baixo e posição de dirigir acertada, características que deixam o Mini Coutryman híbrido em condições de entregar esportividade de verdade ao motorista. Sem dúvida, uma receita interessante e que merece ganhar mais espaço por aqui também.

Preços Mini Cooper SE Cuntryman All4
Exclusive: R$ 234.990
All4 Top: R$ 264.990