PUBLICIDADE
Topo

Benê Gomes

Com novas ações, Volvo puxa fila dos carros eletrificados no Brasil

Benê Gomes

Jornalista, produtor e roteirista, atua no setor automotivo desde 2001. É idealizador e diretor do programa Auto+, exibido pela RedeTV. Também dirige e apresenta o programa Momento Vox, no ar pela Band, e é colunista da rádio Transcontinental FM de São Paulo

Colunista do UOL

25/10/2020 04h00

Referência no mercado europeu, a Volvo Car está empenhada em assumir a ponta do segmento de híbridos e elétricos no Brasil também. Com uma linha quase 100% eletrificada - neste momento, somente a perua V60 não conta com uma opção híbrida aqui - a marca lidera esse mercado e vai assumindo também a liderança do movimento de popularização dos carros eletrificados. Iniciativa recente é a disponibilização da lista de todos os seus eletropostos no popular aplicativo de trânsito Waze.

Com essa parceria, agora o motorista só precisa digitar "eletroposto Volvo" no aplicativo, na tela do smartphone ou na central multimídia, e rapidamente vai encontrar o posto de recarga mais próximo. E nas próximas semanas o recurso estará liberado para os usuários do Google Maps.

Atualmente a marca contabiliza perto de quatrocentos postos de recarga distribuídos pelo país, mas planeja fechar 2020 com pelo menos 700 deles e subir potencialmente esse número em 2021. "A gente sabe que o governo já vem contribuindo com a isenção de alguns impostos, por exemplo, mas desde o início entendemos que o desenvolvimento da infraestrutura para atender os proprietários dos novos carros eletrificados é uma responsabilidade da indústria privada", explica o Rafael Lugo, Diretor de Marketing Latam Hub para Volvo Car Brasil.

Eletropostos democratizados

Todos os eletropostos Volvo estão instalados em locais de grande circulação, em pontos estratégicos, como estacionamentos de shoppings e supermercados. Mas tem outro detalhe que confirma o empenho em liderar o movimento de popularização dos serviços neste setor: dá pra dizer que a Volvo democratizou o uso de seus eletropostos.

Isso porque todos os proprietários de modelos elétricos ou híbridos, independente da marca do automóvel, podem utilizar qualquer eletroposto Volvo. O único cuidado é confirmar se o cabo de carregamento tem o plug tipo 2, o mais popular deles e utilizado pela marca sueca em seus veículos. E com um detalhe: o uso das estações de recarga é totalmente gratuito.

"A visão da Volvo é transformar a indústria automotiva rumo à eletrificação, temos o compromisso de desenvolver o segmento de fato; então não faria nenhum sentido limitar o uso de nossos postos de recarga aos veículos da nossa marca", comenta Rafael Lugo.

Isso fica claro com outra ação anunciada nesta semana, o Recharge Station, o primeiro estacionamento gratuito para veículos híbridos e elétricos no país, localizado no bairro do Brooklin, em São Paulo, capital. A região é um dos principais centros financeiros do país, portanto, local onde muitos dos novos proprietários de veículos premium eletrificados poderão ser atendidos.

A proposta do espaço é oferecer estacionamento sem custo enquanto o veículo é carregado, com direito ainda a uma área de convivência com mesas, bancos e internet wifi de uso liberado.

Experience Lab

Uma dica para quem está em São Paulo neste final de semana é conhecer o Experience Lab, um projeto de imersão no conceito de eletrificação proposto pela Volvo.

Montado na Avenida Paulista, em frente ao Shopping Cidade São Paulo, o espaço promove interação do público com a estratégia de eletrificação da marca e apresenta o novo XC40 Recharge, versão 100% elétrica do SUV sueco e que está prometido para 2021 no Brasil. O Experience Lab fica aberto até este domingo, dia 25.