Topo

Benê Gomes

VW Play coloca socorro mecânico e serviços delivery dentro do Nivus

Siga o UOL Carros no

Colunista do UOL

30/08/2020 04h00

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

O novo Volkswagen Nivus conseguiu chamar bem a atenção antes do seu lançamento e conseguiu confirmar a boa expectativa criada com um visual realmente bonito. O desenho dele quebrou a sequência de estilo vista nos diferentes SUVs compactos mais recentes, inclusive um da própria marca, o T-Cross.

A proposta que mistura características de SUV e cupê funcionou e a Volkswagen comemorou a boa receptividade do Nivus. Mas quem vem acompanhando desde o início já entendeu que o Nivus trouxe uma dose de inovação em outro ponta também, ao ser o primeiro a receber o novo sistema multimídia da marca, o VW Play.

Algo expressivo porque a nova plataforma realmente trouxe para dentro de um carro o mesmo ambiente que temos nas telas dos nossos smartphones. Aquilo tudo que já esperamos em um sistema multimídia também está lá - reunido na bonita tela de 10 polegadas que projeta imagens em alta definição - como controle do sistema de som e de recursos do carro, informações do computador de bordo e os nossos queridos aplicativos de trânsito.

Mas o lance do VW Play vai além ao provocar um movimento no setor de serviços, começando por disponibilizar um dos mais conhecidos apps de entrega de comida, o ifood. Ou seja, com ele é possível, como no seu smartphone, acionar os serviços da empresa de delivery e pedir a comida do jantar, por exemplo, enquanto está no trânsito a caminho de casa.

Depois, a coisa fica mais legal ainda porque dá pra baixar o aplicativo da Estapar e, entre outros, pagar até tarifas dos estacionamentos rotativos de diversas cidades. Ou seja, um cenário onde o proprietário do Nivus passa a contar com muitas facilidades para sua rotina com o automóvel reunidas na tela do sistema multimídia.

Novidade também para o mercado de seguros automotivos

Mas não é que a tecnologia disponibilizada no VW Play acabou provocando um movimento também no mercado de seguros automotivos? Isso aconteceu graças à parceria que a Volkswagen fez com a Porto Seguro, que disponibilizou o aplicativo de serviços do seguro Auto dentro da plataforma.

Conforme explica Jaime Soares, diretor do Porto Seguro Auto, o processo segue igual para quem contrata, que é sempre feito com o suporte do corretor. "Mas neste momento, o segurado Auto que adquire um Nivus passa a contar com este diferencial, que é poder acionar nossos serviços dentro de um modelo Volkswagen".

Segundo Soares, o cliente Porto Seguro Auto já tem muita intimidade com o atendimento digital da empresa e valoriza as novas ferramentas. "Mas com o aplicativo disponível no VW Play, sem dúvida, ele vai tirar mais proveito das facilidades oferecidas, como quando precisar de um socorro mecânico ou um guincho, que aliás, chega muito mais rápido com a ajuda dos dados de GPS, destaca."

Por enquanto os serviços oferecidos pelo app Porto Seguro dentro da plataforma VW Play estão disponíveis somente para os segurados da companhia, mas a expectativa é incluir uma opção de contratação avulsa, algo que vai acabar trazendo novos clientes para a companhia. "Não há dúvida que esta nova vitrine nos dará a chance de mostrar de maneira muito atraente como é viver uma experiência com nossos serviços."