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Benê Gomes

Mercedes Actros: como é o caminhão que reconhece pedestres e freia sozinho

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Colunista do UOL

09/08/2020 04h00

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O avanço da indústria automotiva transformou demais os nossos automóveis, mas também os caminhões. Algo que pude conferir na prática ao dirigir o novo Actros, extrapesado da Mercedes-Benz, um típico caminhão que pode causar inveja a muito SUV de luxo, tamanha a quantidade de tecnologia aplicada nele.
O novo Actros foi apresentado oficialmente durante a FENATRAN 2019 - Salão Internacional de Transporte Rodoviário de Cargas - o mais importante da América do Sul. No entanto, por causa da pandemia, só agora ele está chegando às mãos dos primeiros compradores. É oferecido em seis versões, tem dois motores com potências entre 450 e 530 cavalos, e diferentes opções de tração. O modelo utilizado na avaliação foi o Actros 2648, equipado com o motor OM 460 de 480 cavalos de potência e câmbio automatizado de 12 marchas.
Mesmo com muita força e versatilidade para o trabalho, um indiscutível chamariz dele é uma inovação exclusivíssima para um caminhão extrapesado: o MirrorCam, nome oficial do sistema que traz câmeras no lugar dos tradicionais retrovisores e que agrega diferentes benefícios. Como explica Anderson de Lima, instrutor técnico da Mercedes-Benz, a lista começa com a redução de custo com combustível, efeito direto da melhor aerodinâmica. "Sem retrovisores, a área externa fica mais limpa; é um item a menos criando resistência ao vento com o veículo em movimento; assim o motor é menos exigido e isso garante redução no consumo." Depois há outros ganhos valiosos, como oferecer mais segurança em situações simples, como à noite, quando o motorista está dormindo e suspeita de algum barulho do lado de fora. Mesmo com tudo desligado, é possível ativar a tela para conferir se há alguém tentando mexer no caminhão.
Mas no modo prático, curioso mesmo é saber como é conferir o que acontece do lado de fora sem os clássicos espelhos com o caminhão em movimento. O MirrorCam utiliza duas boas telas de 15 polegadas, desenhadas e posicionadas como autênticos retrovisores, só que ficam dentro cabine. Aí você pergunta: exige muita adaptação? Sim, exige, mas é um processo rápido. Depois, outra questão que logo vem à cabeça é: como todo equipamento eletrônico, vai que um circuito queima e as câmeras deixam de funcionar? Não se desespere, a Mercedes, claro, pensou nisso também. "É bem difícil que isso aconteça, diz Anderson, mas caso as câmeras realmente deixem de funcionar, temos um kit de retrovisores manuais para um caso de emergência. O próprio motorista instala o retrovisor manual e assim evita de ficar parado na estrada; dá pra andar com segurança até chegar a uma concessionária."

Primeiro caminhão com sensor de pedestres no Brasil

O Mercedes Actros ainda esbanja uma super lista de equipamentos e recursos que poderiam até ser vistos como inesperados para um caminhão. Se a atenção vai para os itens de segurança, a conversa começa com o ABA 5, nova geração do assistente de frenagem ativo da Mercedes e que agora conta com o detector de pedestres; ou seja, assim como temos visto nos carros de passeio, o Actros é um caminhão que pode até parar sozinho caso uma pessoa cruze a sua frente repentinamente. Conta ainda com os assistentes de ponto cego e de fadiga, programa eletrônico de estabilidade e o piloto automático preditivo, esse último um recurso estratégico para a realidade de um caminhão. Sim, ele oferece o que já conhecemos a respeito desse recurso, onde motorista pode determinar a velocidade e a distância do veículo a frente, e depois o sistema assume o comando. Dá pra rodar horas e horas com o Actros apenas cuidando do volante para não errar a trajetória; mas como se trata de um sistema preditivo, isso significa que a produtividade será a prioridade. O preditivo, no caso, quer dizer que o sistema prevê a situação que o caminhão vai enfrentar a frente com base nas informações do GPS. Então, se faz a leitura antecipada do trajeto, pode determinar aceleração e troca de marchas na rotação ideal, acionar o freio motor no momento realmente necessário, e assim por diante. O resultado é muita eficiência em consumo de combustível e menos desgaste de componentes, como freios, por exemplo.

Para o motorista, requinte e conforto de alto nível

Para quem assume o volante, vai encontrar todos aqueles recursos típicos dos modelos de passeio mais luxuosos, com muita mordomia para acertar uma posição agradável para dirigir. Entre os recursos, assim como num bom carro de passeio atual, tem partida por botão, volante multifuncional, uma grande tela para o sistema multimídia com acesso aos muitos recursos do caminhão, espelhamento de smartphone, bom sistema de som, o ar-condicionado digital, carregador de celular por indução, geladeira, cama confortável de solteiro, e muitos outros.
Ou seja, é um projeto bem desenhado para que as longas horas de estrada sejam facilmente recuperadas no final do dia e no próprio caminhão. Dirigir o Actros é uma experiência surpreendente para quem não é profissional da área, mas é, certamente, uma bem-vinda realidade para quem encara o trabalho de transporte pelas rodovias do Brasil.