PUBLICIDADE
Topo

Mercedes inova com venda de caminhão zero-quilômetro pela internet

Benê Gomes

Jornalista, produtor e roteirista, atua no setor automotivo desde 2001. É idealizador e diretor do programa Auto+, exibido pela RedeTV. Também dirige e apresenta o programa Momento Vox, no ar pela Band, e é colunista da rádio Transcontinental FM de São Paulo

Colunista do UOL

21/06/2020 04h00

Pesquisar ofertas de veículos na internet é algo bem comum pra todos nós, afinal, lá se vão anos desde que esse novo canal surgiu e passou a ganhar muita popularidade. Sim, algo legal, mas que até aqui funcionava somente com veículos usados, correto? Pois é essa realidade que acaba trazendo uma dose de curiosidade para a nova ação da Mercedes-Benz do Brasil, que lançou um showroom virtual para vender caminhões zero-quilômetro.

Batizado de Star Online, a plataforma está estruturada para comercializar os caminhões leves, médios e até os extrapesados da marca, passando também pela linha de ônibus urbanos e rodoviários, além das vans comerciais Sprinter.

Na verdade, esse é mais um exemplo de projeto que vinha sendo planejado para ser aplicado aos poucos, mas que acabou sendo acelerado pela nova condição do mercado provocada pela pandemia e a decretação da quarentena.

A Mercedes, como as outras grandes fabricantes de veículos instaladas no Brasil, já vinha trabalhando para absorver a tecnologia digital e a chamada internet das coisas dentro das concessionárias, algo que aplica há tempos em seus produtos, serviços e processos fabris.

Mas antes de alguém comentar que a fabricante está criando uma concorrência com sua própria rede, os executivos da marca reforçam que com o Star Online todos os clientes da marca - do pequeno autônomo ao grande frotista - agora ganham uma alternativa virtual para seguir fazendo negócios com os concessionários que já os atendiam normalmente.

Para Roberto Leoncini, Vice-presidente de Vendas e MKT de Caminhões e Ônibus da Mercedes-Benz do Brasil, esse vai ser um processo muito simples e seguro. "O cliente sempre será direcionado para o concessionário da região dele, aquele que já o conhece, que já interage com ele e sabe como oferecer o produto ou serviço da marca; mesma coisa para aquele novo cliente, que vai ser tratado como um velho conhecido e, no final, todos poderão até fechar um negócio virtualmente."

Atendimento virtual também para venda de seminovos, peças e serviços

Além dos veículos comerciais novos, o Star Online reúne ainda ofertas de veículos seminovos da rede "SelecTrucks" da Mercedes, além de permitir o agendamento de serviços nas concessionárias da rede.

Leoncini destaca também a agilidade no desenvolvimento do projeto: "Tudo aconteceu em apenas três semanas, num esforço conjunto entre as concessionárias e a startup Mobiauto, que desenvolveu a plataforma para negócios virtuais". A Mercedes-Benz ficou responsável pela definição dos padrões da ferramenta, o catálogo de produtos e agora administra os cadastros para direcionamento aos concessionários da região do cliente.

Um importante movimento que vai merecer atenção de todos nós, pois se trata da comercialização de um patrimônio de alto valor e que - pelo que nos leva a imaginar - envolve compradores mais tradicionais; ou seja, pessoas que seguem preferindo o contato direto e pessoal dentro da concessionária.

Mas é fato também que agora todos nós, independente da quantidade de dinheiro na conta bancária, sempre damos o primeiro passo para uma compra fazendo uma pesquisa pela internet. E nisso, não há dúvida de que a Mercedes Caminhões está apostando certo.