Autos Segredos

Autos Segredos

Siga nas redes
Só para assinantesAssine UOL
ReportagemCarros

Fim do Corolla no Brasil? Novo SUV da Toyota chega em 2028 baseado no sedã

A Toyota prepara um SUV cupê que será produzido a partir da plataforma do TNGA do Corolla Sedan.

Esta coluna apurou que a estreia no Brasil será em 2028, além dele, a marca japonesa também trabalha no desenvolvimento de uma picape média compacta construída a partir do Corolla Cross, chamada por enquanto de Projeto 150D.

Já o SUV cupê que será produzido a partir da plataforma do Corolla é chamado pelo codinome 913D.

Enquanto isso, não há nem sinal de preparativos para o lançamento de uma nova geração do sedã no Brasil. Será o fim de uma era com a chegada do SUV cupê? Vamos aguardar as cenas dos próximos capítulos.

Tomando como base as medidas do Corolla, o novo utilitário esportivo da marca japonesa terá cerca de 4,60 metros de comprimento e 2,70 metros de distância de entre-eixos - altura e largura devem ter pequenas variações em relação ao sedã.

Quais serão os motores

Em versões de entrada, o SUV cupês da Toyota deverá ser equipado com o sistema híbrido flex HEV já presente no Corolla e no Corolla Cross.

Nesse caso, o motor 1.8 flex entrega 101 cv (etanol) e 98 cv (gasolina) a 5.200 rpm, com torque máximo de 14,5 kgfm a 3.600 rpm. Ele atua em conjunto com dois motores elétricos, de 72 cv e 16,6 kgfm, resultando em 122 cv combinados. Já o câmbio é do tipo transeixo híbrido CVT.

Já em versões mais caras, a marca deve optar por um sistema híbrido plug-in flex.

Continua após a publicidade

Recentemente, a Toyota apresentou um protótipo do Prius híbrido com essa tecnologia híbrida de propulsão, antecipando o powertrain que será utilizado no novo SUV.

Nos Estados Unidos, o novo Prius híbrido plug-in traz motor 2.0 a gasolina de 152 cv e 21,2 kgfm de torque, aliado a um elétrico de 120 kW (160 cv). Juntos, eles entregam 223 cv de potência combinada - como de costume, a Toyota não divulga o torque total. O câmbio é o conhecido transeixo híbrido CVT.

No Prius, a bateria tem 13,6 kWh de capacidade, garantindo até 86 km de autonomia elétrica no ciclo WLTP.

Design futurista

Projeção SUV Coupé da Toyota
Projeção SUV Coupé da Toyota Imagem: Projeção | Marlos Ney Vidal/Autos Segredos

Quanto ao visual do novo utilitário esportivo, será baseado na nova identidade visual da Toyota, chamada de Hammerhead - nome inspirado no formato da cabeça do tubarão-martelo.

Continua após a publicidade

Esse estilo já aparece em modelos como o Camry e o novo RAV4, e se caracteriza por linhas mais limpas, horizontais e futuristas.

Esses modelos exibem conjunto óptico afilado, conectado por uma barra central escurecida que integra o emblema da Toyota, agora posicionado mais para baixo, sem a tradicional grade superior. O para-choque de formas angulosas e as entradas de ar marcantes reforçam o visual esportivo e moderno.

Mais do que uma evolução estética, o novo design também tem função aerodinâmica, contribuindo para maior eficiência energética - aspecto essencial para os novos híbridos e elétricos da marca japonesa.

Reportagem

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Deixe seu comentário

O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.