Autos Segredos

Autos Segredos

Siga nas redes
Só para assinantesAssine UOL
ReportagemCarros

Peugeot 3008 volta como 'primo' do Jeep Compass e terá fabricação nacional

A Stellantis confirmou que a fábrica de Goiana, em Pernambuco, produzirá um automóvel de uma nova marca - atualmente, o complexo industrial pernambucano é responsável pela fabricação de modelos Jeep, Fiat e Ram.

Apesar de não confirmar, o carro em questão é o Peugeot e-3008, cuja plataforma STLA Média será usada também na nova geração do Jeep Compass. A estreia do SUV francês nacionalizado deve ocorrer somente em 2028.

Enquanto isso, a marca faz as contas para ver se lançará o Peugoet e-3008 elétrico como importado para ir abrindo caminho para a produção local.

Esta coluna flagrou a engenharia da Stellantis avaliando um protótipo do Peugeot e-3008 na versão GT.

A empresa trabalha para deixar o modelo homologado para que, na hora em que o martelo for batido para sua comercialização, tudo esteja pronto.

Como é o Peugeot e-3008

Stellantis testa Peugeot e-3008 GT no Brasil
Stellantis testa Peugeot e-3008 GT no Brasil Imagem: Marlos Ney Vidal/Autos Segredos

A linha elétrica do novo Peugeot e-3008 oferece três configurações de motorização.

A versão de entrada, chamada Electric 210, traz motor elétrico dianteiro com 210 cv de potência e 35 kgfm de torque. Alimentada por uma bateria de 73 kWh, entrega autonomia de até 529 km no ciclo europeu e acelera de zero a 100 km/h em 8,7 segundos.

Continua após a publicidade
Imagem
Imagem: Divulgação

Na configuração intermediária, o modelo adota o conjunto Electric 230 Long Range. Também com tração dianteira, entrega 230 cv e mantém o torque de 35 kgfm. A principal diferença está na bateria de 98 kWh, que permite autonomia de até 701 km. Nesse caso, o zero a 100 km/h é feito em 8,9 segundos.

A opção topo da gama é denominada Electric 320 e combina dois motores — um dianteiro de 210 cv e outro traseiro de 110 cv — somando 320 cv. Essa versão ainda não está disponível no mercado europeu e não teve o torque total divulgado. A bateria, com 73 kWh, proporciona até 500 km de alcance com uma carga completa.

Imagem
Imagem: Divulgação

No visual, o novo e-3008 aposta em linhas marcantes. O capô tem vincos definidos e leve inclinação na direção da dianteira. Os faróis são estreitos, posicionados no alto e integrados com luzes diurnas (DRLs) em LED que remetem às garras de um leão, símbolo da marca.

O para-choque dianteiro incorpora a grade com elementos tridimensionais, alinhados à identidade visual da Peugeot. A parte inferior do para-choque traz duas entradas de ar separadas.

Continua após a publicidade
Imagem
Imagem: Divulgação

Na lateral, o SUV exibe molduras salientes nos para-lamas dianteiro e traseiro, com acabamento preto brilhante que percorre toda a base da carroceria. As portas têm vincos acentuados na parte inferior, reforçando a robustez do conjunto.

A coluna C é finalizada com uma peça em vidro que acompanha a queda do teto em estilo cupê, sem interferir na abertura da porta traseira. As rodas, por sua vez, lembram o desenho utilizado pelo Peugeot 208 GT na linha 2025.

Imagem
Imagem: Divulgação

Na traseira, o e-3008 adota lanternas horizontais com iluminação em LED inspirada nas tradicionais garras do leão.

Mesmo com o perfil cupê, a tampa do porta-malas é reta, facilitando o acesso. O para-choque tem acabamento central em preto, enquanto as extremidades seguem a cor da carroceria.

Continua após a publicidade

O novo Peugeot e-3008 mede 4,54 m de comprimento, 1,64 m de altura, 2,10 m de largura e 2,73 metros de distância entre-eixos. O porta-malas acomoda até 520 litros.

Reportagem

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Deixe seu comentário

O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.