Leapmotor C10 e B10: Stellantis acerta em resposta a outros rivais chineses

Ler resumo da notícia
A Stellantis prepara o lançamento da Leapmotor no mercado brasileiro, onde estreará com 34 concessionárias - algumas dividindo lojas com as marcas Citroën, Fiat, Jeep, Peugeot e Ram. A estreia será com o SUV grande C10, mas o fabricante também confirmou que venderá o médio B10.
Ainda anunciou que venderá mais dois carros no Brasil, sendo que o terceiro será o SUV de seis lugares C16 - que pode estrear com opções híbrida e elétrica. O quarto ainda é guardado em segredo.
Leapmotor C10
O Leapmotor C10 é o produto de estreia por aqui, e a coluna antecipa que ele será vendido na versão Design. O SUV se destaca pelo bom acabamento interno com materiais refinados e montagem bem cuidada. Os bancos são destaques: confortáveis, foram um consenso entre os jornalistas que conheceram o modelo.

O SUV tem muita tecnologia embarcada com quadro de instrumentos no estilo tablet e central multimídia flutuante. O console central abriga carregador por indução e dois porta-copos, e o C10 conta com luz ambiente em LED configurável. O acabamento interno pode ser marrom ou bege.
O espaço para a turma que viaja atrás acomoda três ocupantes, graças ao assoalho plano. Assim como os assentos dianteiros, o banco traseiro trata muito bem os passageiros.

O SUV tem versões elétrica e híbrida, que recebe o nome de REEV. A segunda tem um motor 1.5 movido a gasolina que funciona para alimentar a bateria de 28,4 kWh, não atuando na tração. O motor elétrico traseiro entrega 215 cv de potência e torque de 32,6 kgfm.
A outra opção é um elétrico de 218 cv de potência e torque de 32,6 kgfm, com bateria de 69,9 kWh.

No Brasil, a marca deve optar pela versão mais forte com motor elétrico de 295 cv de potência e torque de 36,7 kgfm. A bateria tem capacidade para 69,9 kWh.
Entre os itens de série, o C10 oferece ar-condicionado digital, direção com assistência elétrica, rodas de liga de 20", teto solar panorâmico, central multimídia, bancos dianteiros com ajustes elétricos, carregador por indução, revestimento interno em material sintético, entre outros itens.
A marca não adiantou quais serão os itens de segurança do C10 no Brasil, mas ele terá sete airbags de série e sistemas ADAS. Além de chegar com a chancela de cinco estrelas nos testes de impacto do Euro NCAP.
O Leapmotor C10 tem 4,73 metros de comprimento, 2,82 m de distância de entre-eixos, 1,63 m de altura e 1,90 m de largura.

Leapmotor B10
Visualmente, o Leapmotor B10 lembra muito o C10 com faróis horizontalizados que são interligados por uma barra de luzes de LED. Na traseira, as lanternas também são horizontais, invadindo a tampa do porta-malas sendo iluminadas por luzes de LED.
O B10 é um SUV médio com 4,51 metros de comprimento, 2,73 m de distância de entre-eixos, 1,88 m de largura e 1,65 m de altura.

O Leapmotor B10 repete o bom acabamento do irmão C10, se destacando pelo conforto passado pelos bancos dianteiros e traseiro. O painel tem desenho mais simples, mas mantém a central multimídia flutuante e o quadro de instrumentos digital fica alojado na coluna de direção, acompanhando os ajustes em altura e profundidade.
Entre os equipamentos de série, o modelo oferece direção com assistência elétrica, ar-condicionado digital, carregamento de celular por indução, rodas de liga leve, vidros e travas com acionamento elétrico, central multimídia, entre outros recursos.

No quesito segurança, vem equipado com sete airbags, sistemas de controle de tração e estabilidade, assistente para partida em aclives, freios com ABS e distribuição eletrônica de frenagem (EBD), cintos de três pontos e encostos de cabeça para todos os passageiros, além de ancoragem Isofix para cadeirinhas infantis, entre outros itens.

O SUV médio B10 conta somente com sistema elétrico de propulsão que entrega 218 cv de potência e 24,5 kgfm de torque. São duas opções de bateria, sendo uma de 56,2 kWh e outra de 67,1 kWh - por aqui, para ter maior autonomia, a marca deve optar pela de maior capacidade.

Leapmotor C16
O Leapmotor C16 é uma evolução do C10, mas maior em comprimento. Para levar até seis ocupantes, os bancos são dispostos em 2+2+2, facilitando o acesso à terceira fileira. Ele tem 4,91 metros de comprimento, 1,90 m de largura, 1,77 m de altura e 2,82 m de distância de entre-eixos.
A coluna apurou que ele é forte candidato a ser o terceiro modelo que a Leapmotor lançará no Brasil até 2027.

Visualmente ele é praticamente idêntico ao C10, mantendo faróis horizontais iluminados por LED e também as lanternas traseiras horizontalizadas que invadem a tampa do porta-malas.
O bom acabamento interno segue o mesmo padrão do C10, repetindo inclusive o mesmo desenho do painel, bancos e forrações de porta. A lista de itens de série do C16 também deverá ser basicamente a mesma do C10.

O Leapmotor C16 está disponível em uma configuração 100% elétrica (BEV), equipada com um motor que entrega 288 cv de potência e torque de 36,7 kgfm. A bateria tem capacidade de 67,7 kWh e proporciona uma autonomia de até 520 km, conforme o padrão chinês CLTC - no do Inmetro, os números serão menores.
Já a variante com extensor de autonomia (REEV) combina um motor a combustão 1.5 de 94 cv, que funciona exclusivamente como gerador para alimentar o sistema elétrico — sem conexão direta com as rodas.
O propulsor elétrico oferece 218 cv de potência e 32 kgfm de torque, garantindo até 230 km de alcance no modo totalmente elétrico. Essa configuração proporciona maior versatilidade para viagens, sem depender unicamente de pontos de recarga.

Ambas as versões utilizam a plataforma LEAP 3.0, desenvolvida pela Leapmotor, a base tecnológica integra componentes como motores elétricos, processadores veiculares e sistemas de iluminação em LED.
Deixe seu comentário
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.