Topo

Autos Segredos

REPORTAGEM

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Renault mata nome Sandero no Brasil e lança Stepway 1.0; veja detalhes

Colunista do UOL

16/10/2022 04h00

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

Conforme antecipado pela coluna Autos Segredos, a Renault lança o Stepway com motor 1.0 SCe. Apesar de ser um Sandero de corpo e alma, a versão aventureira mata o nome no Brasil ao adotar somente a alcunha de Stepway.

O nome Sandero era usado no Brasil desde 2007. Aliás, nosso mercado foi o primeiro a revelar o hatch para o mundo. O preço sugerido é de R$ 77.990 (via Renault Direct, somente na concessionária).

Renault Stepway 1.0 - Renault/Divulgação - Renault/Divulgação
Renault Sandero Stepway 1.0
Imagem: Renault/Divulgação

A única versão do Sandero ainda comercializada no Brasil era a série especial S Edition, que deixa de ser ofertada. Agora a antiga linha Sandero é vendida somente com o nome Stepway com motorizações 1.0 e 1.6 SCe.

O motor do Stepway 1.0 rende 79 cv de potência a 6.300 rpm e torque de 10,2 kgfm a 3.500 rpm com gasolina no tanque. Já com etanol a potência é de 82 cv a 6.300 rpm e torque fica em 10,5 kgfm a 3.500 rpm. O câmbio é o manual de cinco marchas.

Em relação ao consumo de combustível, o Stepway 1.0 faz média de 13 km/l na cidade e 13,7 km/l em estrada quando abastecido com gasolina. Com etanol, a média urbana ou rodoviária fica em 9,3 km/l.

No visual externo, a versão aventureira conta com faróis de neblina com moldura cromada e ski frontal na cor prata, bem como a assinatura luminosa com luzes diurnas de LED no formato de "C", ao redor dos faróis, e a grade com detalhes cromados.

Stepway 1.0 - Renault/Divulgação - Renault/Divulgação
Renault Sandero Stepway 1.0
Imagem: Renault/Divulgação

De lado, o visual aventureiro é composto pelas molduras nos para-lamas e as barras de teto. As rodas são de aço de 15 polegadas cobertas por calotas. Na traseira, as lanternas traseiras são escurecidas em LED há sensor de estacionamento traseiro.

O Renault Sandero Stepway 1.0 é vendido na versão de acabamento Zen. De série, a versão com ar-condicionado, direção com assistência eletro-hidráulica, vidros elétricos dianteiros com função "one touch", travas de portas e abertura do porta-malas com acionamento elétrico, bem como sensores de estacionamento traseiros e faróis de neblina.

Em relação a segurança, o Stepway 1.0 fica devendo controles de tração e estabilidade. Entre os equipamentos de segurança estão quatro airbags (frontais e laterais) e freios ABS.

Renault Stepway 1.0 - Renault/Divulgação - Renault/Divulgação
Renault Sandero Stepway 1.0
Imagem: Renault/Divulgação

O Renault Stepway 1.0 vem equipado com o sistema Media Evolution com espelhamento para Android Auto e Apple Carplay, permitindo usar Spotify, Waze, Google Maps (Android Auto) e áudios de Whatsapp na tela de sete polegadas "touchscreen" capacitiva, com melhor precisão do toque. O sistema de áudio é composto por quatro alto-falantes.

O Stepway 1.0 está disponível nas seguintes cores: branco Glacier, prata Étoile, preto Nacré, vermelho Vivo e cinza Cassiopée.

Quer ler mais sobre o mundo automotivo e conversar com a gente a respeito? Participe do nosso grupo no Facebook! Um lugar para discussão, informação e troca de experiências entre os amantes de carros. Você também pode acompanhar a nossa cobertura no Instagram de UOL Carros.