Topo

Autos Segredos

REPORTAGEM

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Ford E-Transit será próxima novidade da marca no Brasil; veja detalhes

Elétricos Ford Mach-E e E-Transit - Ford/Divulgação
Elétricos Ford Mach-E e E-Transit Imagem: Ford/Divulgação

Colunista do UOL

17/08/2022 11h00

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

Na semana passada a Ford levou a imprensa especializada para seu Centro de Desenvolvimento e Tecnologia de Tatuí (SP) para mostrar como se prepara para o futuro da mobilidade. Lá, ela mostrou que avalia o SUV elétrico Mach-E e o furgão E-Transit.

Bem antes, a coluna já tinha apurado que a marca preparava a chegada do E-Transit ao Brasil. Tanto que entrou em contato com a marca em junho pelo WhatsApp e depois em julho via e-mail, na duas vezes o silêncio imperou, o que no caso acaba dizendo muito. O que indica que o Ford E-Transit será o primeiro elétrico da marca no Brasil.

O furgão Ford E-Transit 350 já está homologado para fazer sua estreia e a marca deve apresentar o modelo até o primeiro semestre de 2023. O furgão elétrico deverá ser oferecido na configuração L2H3 para 10,7 m³.

Visualmente, o Ford E-Transit praticamente não tem mudanças em relação à versão térmica. A exceção é o bocal de recarga na grade principal.

Quando a marca americana apresentou o E-Transit, ela afirmou que optou por bateria de menor tamanho para não prejudicar a capacidade de carga, que é de 1.645 quilos.

A bateria do E-Transit é de íon-lítio de 68 kWh e sua recarga pode levar de 8 a 12 horas para ter 100% de capacidade. Em carregador rápido DC de 115 kW, a recarga de 15 a 80% da capacidade da bateria é realizada em 34 minutos.

Em números oficiais da Ford, o E-Transit tem autonomia de 186 quilômetros e pode chegar no máximo a 202 quilômetros.

O motor elétrico do Ford E-Transit rende 269,2 cv de potência e torque de 43,8 kgfm transmitidos para o eixo traseiro. O furgão dispõe de suspensão independente com molas helicoidais e barra estabilizadora, de forma a aproveitar melhor a entrega de torque imediata típica de veículos eletrificados.

Nessa configuração, o foco do Ford com o E-Transit será os clientes que necessitam de um modelo urbano last mile ou a última etapa de entrega que é do centro de distribuição para o cliente final.

O E-Transit vem de série com ar-condicionado, direção assistida, dois bancos (motorista e passageiro), vidros elétricos, travas elétricas, airbag duplo, assistente de partida em rampa, controles de tração e estabilidade, entre outros itens.

Já a central multimídia Sync 4 é de série e conta com tela sensível ao toque de 12 polegadas com conectividade com Apple CarPlay que dispensa fio.

Quer ler mais sobre o mundo automotivo e conversar com a gente a respeito? Participe do nosso grupo no Facebook! Um lugar para discussão, informação e troca de experiências entre os amantes de carros. Você também pode acompanhar a nossa cobertura no Instagram de UOL Carros.