Topo

Autos Segredos

REPORTAGEM

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Caoa trará primeiro modelo híbrido da Hyundai ao Brasil; veja detalhes

Hyundai Ioniq Hybrid já está no Brasil para começar a ser vendido pelo Grupo CAOA - Marlos Ney Vidal/Autos Segredos
Hyundai Ioniq Hybrid já está no Brasil para começar a ser vendido pelo Grupo CAOA Imagem: Marlos Ney Vidal/Autos Segredos

Colunista do Uol

08/08/2022 10h30

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

O Grupo Caoa prepara novidades para sua linha de produtos da Hyundai. Um dos primeiros modelos da ofensiva é a chegada do Ioniq Hybrid. A coluna flagrou vários caminhões cegonhas com unidades vendáveis do modelo híbrido.

Atualmente a Caoa é responsável pelos modelos importados da Hyundai no Brasil, além da produção de alguns modelos nacionais feitos em Anápolis (GO), como os caminhões HR e HD 80 e o SUV Tucson - que continuará sendo oferecido em versão antiga, porém com uma leve reestilização.

Hyundai Ioniq terá conjunto híbrido com 141 cv de potência e torque de 27 kgfm - Marlos Ney Vidal/Autos Segredos - Marlos Ney Vidal/Autos Segredos
Hyundai Ioniq Hybrid
Imagem: Marlos Ney Vidal/Autos Segredos

Mas o assunto de hoje é o híbrido Ioniq de geração antiga, que foi apresentado em versão elétrica no Salão do Automóvel de 2018. Neste ano, a marca ampliou a família Ioniq com os modelos 5 e 6. No entanto, a escolhida para estrear a linha eletrificada da marca sul-coreana no mercado brasileiro será a versão híbrida.

O Hyundai Ioniq Hybrid tem motor 1.6 Kappa movido a gasolina que trabalha em conjunto com um elétrico. A potência do térmico é de 105 cv e torque de 15 kgfm e o elétrico tem potência de 43,5 cv (32kw) e 17,3 kgfm. Combinados, eles rendem 141 cv de potência e torque de 27 kgfm. O motor térmico é ligado ao câmbio automatizado de dupla embreagem e seis marchas.

Hyundai Ioniq Hybrid - Hyundai/Divulgação - Hyundai/Divulgação
Hyundai Ioniq Hybrid será vendido pelo Grupo Caoa
Imagem: Hyundai/Divulgação

O híbrido sul-coreano é um hatch com 4,47 metros de comprimento, 2,04 m de largura, 1,46 m de altura e 2,70 m de entre-eixos. O porta-malas pode levar até 450 litros de bagagens.

A geração escolhida para ser comercializada no Brasil estreou em 2016 e suas linhas já estão atrasadas em relação à nova identidade visual da Hyundai.

Hyundai Ioniq - Hyundai/Divulgação - Hyundai/Divulgação
Hyundai Ioniq Hybrid foi lançado pela marca coreana em 2016
Imagem: Hyundai/Divulgação

Na frente, grade, faróis e para-choque lembram as do sedã Elantra. A grade tem formato hexagonal e conta com elementos pontiagudos. O abrigo das luzes de condução diurna também tem abrigo em formato geométrico.

De lado, a linha de cintura é alta e ascendente com um vinco bem acentuado que começa nos para-lamas dianteiro que se estendem por toda a lateral.

Ioniq Hybrid - Hyundai/Divulgação - Hyundai/Divulgação
Hyundai Ioniq Hybrid tem central multimídia e acabamento em dois tons
Imagem: Hyundai/Divulgação

Na traseira, as lanternas são bem estreitas e tem lentes translúcidas. A tampa do porta-malas é bem curta. Já a placa de identificação fica no para-choque que conta com um enorme aplique em preto.

A coluna procurou a Hyundai Caoa pedindo mais informações sobre o Ioniq Hybrid, mas até a publicação da matéria não tivemos resposta. Tão logo receba, a posição do fabricante será adicionada.

Quer ler mais sobre o mundo automotivo e conversar com a gente a respeito? Participe do nosso grupo no Facebook! Um lugar para discussão, informação e troca de experiências entre os amantes de carros. Você também pode acompanhar a nossa cobertura no Instagram de UOL Carros.